Brasil prepara participação no Congresso Mundial da Raça Brahman no Panamá

29.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Laura Pimenta

No que depender do Brasil, o XVI Congresso Mundial da Raça Brahman, que será promovido entre os dias 02 e 07 de julho na capital do Panamá, deverá ser um sucesso. A participação brasileira promete ser expressiva durante o evento. O superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, já confirmou sua palestra na programação oficial. Durante a palestra “Zebu: a genética que mudou um país”, Josahkian abordará a contribuição das raças zebuínas, dentre elas a Brahman, para a pecuária brasileira. Além do superintendente técnico da ABCZ, os julgamentos do congresso contarão com a participação do jurado brasileiro, Fábio Miziara, indicado pela diretoria da ABCZ. A comissão organizadora do XVI Congresso Mundial da Raça Brahman espera que aproximadamente 400 exemplares da raça sejam expostos no evento.

O Brasil terá também um espaço fixo durante o congresso. No estande do projeto Brazilian Cattle, promovido em parceria com a APEX-Brasil, a equipe do departamento de Relações Internacionais da ABCZ e representantes das empresas participantes do projeto estarão presentes para receber os visitantes e apresentar as potencialidades do zebu, além de produtos e serviços do mercado zootécnico brasileiro. “A participação no Congresso Mundial da Raça Brahman está em consonância com a atenção que o Projeto Brazilian Cattle dispensa à região da América Latina, considerada um de seus principais mercados-alvo, dentro da qual o Panamá goza de grande relevância. Será o maior evento realizado pelo Projeto Brazilian Cattle em 2012, o que prova sua importância”, informa a gerente de Relações Internacionais da ABCZ, Icce Garbellini.

Durante o congresso, será realizado um Workshop Técnico da ABCZ e das empresas associadas ao Brazilian Cattle, no dia 04 de julho. O estande ainda será palco de um Happy Hour com temática brasileira, no dia 06 de Julho, durante o qual os visitantes poderão ter contato com a cultura brasileira.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Ary Marcos de Paula Barbara, haverá uma grande participação dos criadores brasileiros neste Congresso, visto que a raça está em ritmo crescente, principalmente, devido à realização do Congresso no Brasil no ano de 2010. “Estes congressos fomentam a raça, pois promovem uma integração entre os criadores dos diversos países envolvidos. Os criadores trocam experiências a respeito do “modus operandi” em cada região o que acaba provocando um ganho de conhecimento geral a respeito da raça. Devido ao crescimento quantitativo e qualitativo da raça no Brasil, as exportações de sêmen daqui para os países latinos têm aumentado significativamente a cada ano. Além disso, nos próximos dois anos, o Brasil já deverá ser o segundo país com o maior número de animais Brahman registrados no mundo. Para nós, isso é motivo de orgulho e ao mesmo tempo responsabilidade, visto que cada vez mais, o Brasil será visto como um importante detentor da genética Brahman no mundo. Desta forma, a ACBB entende a importância deste Congresso e apoia firmemente a participação dos criadores brasileiros”, ressalta Ary.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro