Morre Lourival Carmo Monaco, referência no setor citrícola
Citricultor e engenheiro agrônomo, Monaco foi presidente do Fundecitrus de 2008 a 2024
A Cofco International, uma das maiores empresas globais do agronegócio, vendeu uma segunda remessa de soja livre de desmatamento e conversão para a Cofco Oils & Oilseeds na China. Essa negociação sucede o primeiro acordo comercial deste tipo, enviado pela Cofco International no início deste ano como parte da Green Value Chain Taskforce, iniciado pela Tropical Forest Alliance do Fórum Econômico Mundial, e incorpora métricas de sustentabilidade expandidas para atender às melhores práticas ambientais e sociais.
A soja foi produzida como uma cultura rotacional nas plantações de cana-de-açúcar da Cofco International, no estado de São Paulo, Brasil. A rotação de culturas é uma prática de agricultura regenerativa que melhora a saúde do solo, aumenta os rendimentos e reduz as emissões ao minimizar o uso de fertilizantes sintéticos.
Além de ser livre de desmatamento e conversão, com data limite de 31 de dezembro de 2020, a soja passou por auditorias de terceiros, que certificaram que foi produzida em conformidade com o Padrão Internacional de Agricultura Responsável da Cofco, que exige o uso de práticas agrícolas sustentáveis. Dentre estas práticas, estão também a gestão de água, conservação da biodiversidade e padrões éticos de trabalho.
A transação segue um sistema de balanço de massa. A Cofco International também concluiu embarques pilotos de produtos de soja do Brasil e da Argentina, em preparação para conformidade com o Regulamento de Desmatamento da União Europeia (EUDR), que exige um sistema de comércio segregado, em junho e maio deste ano, respectivamente.
A Cofco International está comprometida em eliminar o desmatamento de suas cadeias globais de fornecimento de soja, milho e palma até 2025. Esse compromisso, combinado com o aumento da adoção de práticas de agricultura regenerativa e melhorias na eficiência operacional em sua frota marítima, forma a base de sua estratégia de redução de emissões alinhada ao SBTi em 1,5 °C.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura