Calendário sanitário é ferramenta estratégica para a pecuária
Mais uma vez, a Bunge está entre as 150 melhores empresas para trabalhar no país, segundo o ranking de 2009 divulgado recentemente pelas revistas Você S/A Exame.
Foram selecionados 600 colaboradores e o resultado foi um alto índice de participação nas respostas dos questionários: 90,5%. “A empresa tem um pacote de benefícios bem atraente, reconhecido por seus colaboradores e bem demonstrado pelo índice de satisfação para este tema na pesquisa, que foi de 92,25, dois pontos acima da média das 150 melhores empresas, que é de 90,22. Porém, mais do que benefícios, a empresa oferece desenvolvimento para as pessoas. E isto é muito valorizado aqui”, reconhece o diretor de Desenvolvimento Organizacional, Marcelo Lima.
A pesquisa é uma das maiores no Brasil e contou com a participação de 550 empresas. Entre os indicadores analisados, está o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), composto pelos índices de qualidade do ambiente e na gestão de pessoas, além da nota da visita de um dos avaliadores da pesquisa à empresa. “O resultado não é apenas um reconhecimento para a Bunge, mas uma conquista dos colaboradores, que ajudam a construir um ambiente organizacional melhor. Por isso, a companhia vê em cada uma dessas pessoas, um ingrediente essencial para sua receita de sucesso”, destaca Lima.
Realização pessoal e profissional
Outro fator relevante destacado foi o trabalho de gestão de clima organizacional. O executivo explica que a pesquisa anual de clima ajudou a estruturar a base de trabalho para todas as atividades de gestão de pessoas da empresa, organizadas em três grandes temas: visão sistêmica (maior integração entre as áreas e ampliação da visão do todo), gestão participativa (reforço na transparência e diálogo nas relações internas) e gestão de carreiras (políticas corporativas de reconhecimento e valorização integradas às ações de desenvolvimento e remuneração). “Assim, todas as ações da empresa são redesenhadas para atender as novas demandas e o colaborador passa a ter uma visão global sobre o posicionamento da empresa em relação a esses temas”, resume.
A novidade da pesquisa de clima mais recente é que o processo geral está sendo realizado de uma forma mais intensa. As iniciativas foram planejadas e direcionadas para cada segmento da empresa, como unidades, núcleos, portos, usinas e área comercial. Vale lembrar que os colaboradores têm participação na análise dos resultados da pesquisa e no planejamento das ações, que é feito por meio dos comitês de clima, formado por profissionais de diversas áreas da unidade. Isto propiciou que as ações fossem realizadas de forma direcionada e que realmente impactassem na realidade de cada local.
"A Bunge é uma empresa integrada e descentralizada. Nossa equipe tem autonomia para gerenciar suas atividades e colocar em prática suas iniciativas. Assim, em um ambiente saudável, com pessoas felizes, a realização pessoal e profissional traz resultados acima do esperado tanto para as pessoas quanto para a empresa", conclui Marcelo Lima, lembrando que esta é a sexta vez que a Bunge recebe este título.Karla Mamona
Fonte: CL-A Comunicações - Tel.: 5511 3082-3977
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura