Embrapa treina técnicos nas normas de produção integrada de uva
Defensivos cada vez mais amigáveis ao meio ambiente e que atuam de forma seletiva. Estas são as principais características consideradas pela Bayer CropScience para o desenvolvimento de suas soluções inovadoras. Assim, chega ao mercado, durante o Congresso Brasileiro de Soja, o inseticida Belt.
O produto faz parte de um novo grupo químico de inseticidas, com mecanismo de ação diferenciado, e é indicado para o manejo de lagartas de difícil controle que, segundo especialistas, têm sua presença cada vez maior nas lavouras, gerando elevados prejuízos aos produtores a cada safra. De acordo com a empresa, Belt provoca uma contração muscular na lagarta, fazendo com que ela pare de se alimentar. No entanto, seu mecanismo de ação é seletivo a insetos benéficos, como os inimigos naturais e polinizadores.
Na cultura da soja, o novo inseticida chega já para a safra 2009/2010 e se destaca no controle da falsa-medideira (
), lagarta de difícil controle e que pode provocar grandes prejuízos. Estudos mostram que houve um drástico aumento da incidência da falsa-medideira nas últimas safras das lavouras de soja.
"Anos de pesquisa resultaram em uma solução inovadora que vai auxiliar o sojicultor a controlar lagartas, tipo de inseto que vem ganhando espaço e prejudicando a produtividade. A Bayer CropScience é a empresa que mais investe em pesquisas para desenvolver e disponibilizar no mercado tecnologias que contribuam para o desenvolvimento das lavouras", explica o engenheiro agrônomo Sérgio Catalano, gerente de produtos inseticidas da Bayer CropScience.
Mas não é só com a falsa-medideira que o sojicultor deve se preocupar. Segundo Catalano, outras lagartas, conhecidas como "militar" e "da soja" também são muito prejudiciais. "São pragas como estas que comprometem o desenvolvimento das lavouras de soja nas principais regiões produtoras do País. Por isso, os produtores devem estar atentos e utilizar a tecnologia a seu favor, buscando o controle adequado, minimizando assim os prejuízos.
Segundo informações da Embrapa Soja, o período posterior à floração é o que exige maior atenção. Nessa época, que vai da floração até o desenvolvimento das vagens, uma desfolha superior a 15% pode prejudicar a produtividade. Por isso, o produtor deve prestar ainda mais atenção neste período e utilizar as melhores ferramentas disponíveis para o manejo integrado de pragas.
De acordo com a empresa, Belt agrega vários diferenciais. Seu período de atuação é maior, é muito eficaz contra lagartas de difícil controle, é seletivo para inimigos naturais e polinizadores e, portanto, é uma excelente ferramenta para o manejo integrado de pragas (MIP). Possui modo de ação inovador, ideal para o manejo de resistência de pragas. O inseticida da Bayer CropScience está sendo lançado para as culturas de soja, algodão, tomate e milho.
Belt superou as expectativas em importantes mercados nos quais foi lançado - como o norte-americano, indiano, filipino e grego - por ser um produto diferenciado na percepção dos agricultores e devido ao seu desempenho superior aos atuais padrões de mercado para o controle de lagartas. "Isso comprova que há demanda por produtos inovadores. No Brasil, o resultado deve ser ainda mais positivo devido à alta infestação de lagartas de difícil controle", observa Catalano.
Informações adicionais:
Fonte: The Jeffrey Group - (11) 2165-1655
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura