Aiba convoca associados para fazer o Cadastramento Ambiental Rural no POS

25.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) está convocando os produtores rurais do Oeste da Bahia a comparecer à sede da Associação, em Barreiras, para efetivar o Cadastro Ambiental Rural-CAR. O CAR é uma exigência do Novo Código Florestal Brasileiro e, no Oeste da Bahia, tem à frente o núcleo do Plano Oeste Sustentável (POS), que funciona na sede da Aiba. O cadastramento é realizado gratuitamente e é um fator condicionante para a regularização ambiental.

Com o Plano Oeste Sustentável, uma iniciativa que tem à frente Governo do Estado da Bahia, através das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Agricultura (Seagri), além da Aiba, o estado saiu na frente. Boa parte das propriedades rurais do cerrado da Bahia já está cadastrada pelo POS e as informações serão compartilhadas com o cadastro federal. O processo de cadastramento na região teve início com a implantação POS em 2008, tendo à frente a Aiba.

“Já conseguimos cadastrar mais de 1,3 milhões de hectares de propriedades rurais em 10 municípios, com destaque para Luís Eduardo Magalhães, que já está com cerca de 50% de sua área cadastrada. No entanto, ainda restam cerca de 8 milhões de hectares a cadastrar”, pondera o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt.

Para fazer o cadastramento, o associado precisa encaminhar para a Aiba um memorial descritivo de cada propriedade contendo o uso alternativo do solo, cópia da escritura e matrícula do imóvel, cópia da Identidade e CPF do proprietário e mídia com arquivo digital utilizado no georreferenciamento (incluir APPs e Reserva Legal).

Mais informações em

e através do telefone (77) 3613-8000.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025