Agrofloresta é tema de dia de campo em Sapiranga e Araricá, no RS

25.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Carine Massierer

A Emater/RS-Ascar dos municípios de Sapiranga e Araricá, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS) e a Organização Sementes da Vida promovem, nesta quarta-feira (26), uma visitação às áreas de Sistemas Agroflorestais nos municípios de Araricá e de Sapiranga.

De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Sapiranga, Mateus Farias de Mello, o objetivo do encontro é identificar, através de metodologia participativa, as dificuldades e potencialidades para o desenvolvimento das agroflorestas no que se refere ao manejo, beneficiamento, comercialização e formação de rede.

As atividades iniciam às 8h, com a visualização do sistema agroflorestal Sementinha (pertencente à Organização Sementes da Vida), em Araricá. No final da manhã, será realizado o deslocamento até o Sítio do PP, em Sapiranga, para a apreciação dos sistemas presentes no local.

À tarde, será realizada visita às áreas de cultivo do agricultor familiar Rubem Harff. Na sequência, haverá uma dinâmica de troca de experiências entre os presentes no Centro Municipal de Estudos Ambientais (CEMAM).

O dia de visitação faz parte do processo de construção participativa de propostas para o manejo sustentável da Mata Atlântica com Sistemas Agroflorestais, visando à preservação aliada à produção de alimentos para a alimentação escolar e os mercados locais. Integram este grupo de discussão agricultores, técnicos, consumidores e estudantes.

O projeto é organizado pelo grupo de agricultores orgânicos de Araricá e Sapiranga, OCS OESSul Ferrabraz, Emater/RS-Ascar, PGDR-UFRGS e Organização Sementes da Vida.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025