Abrapa apoia Better Cotton Conference, que ocorre nesta semana

Evento promovido em Amsterdã pela Better Cotton é principal painel de debate sobre as iniciativas de sustentabilidade de toda a cadeia têxtil mundial

19.06.2023 | 14:21 (UTC -3)
Catarina Guedes

O presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, participa nesta quarta (21/06), da abertura da Better Cotton Conference 2023, em Amsterdã (Holanda). A organização é uma das apoiadoras do evento, que reúne cotonicultores, pesquisadores e empresários em um debate global sobre a sustentabilidade do setor frente as mudanças climáticas.

Mais de 450 pessoas são esperadas na conferência, que abordará também temas como rastreabilidade, comunidades produtivas sustentáveis e agricultura regenerativa. O evento é promovido pela Better Cotton, instituição responsável pelo maior programa global de fomento a práticas sustentáveis na cadeia produtiva do algodão.

A Abrapa é parceira da Better Cotton desde 2012, quando o programa nacional Algodão Brasileiro Responsável (ABR), gerido pela Abrapa, passou a operar em benchmarking com a iniciativa internacional.

“A sustentabilidade é o caminho escolhido pelo Brasil para continuar ampliando sua presença no mercado internacional do algodão. Somos o quarto maior produtor global, o segundo país que mais exporta e queremos nos manter como o maior fornecedor de Better Cotton”, afirma Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa. Na safra 2021/22, o Brasil contribuiu com 42% da oferta mundial de Better Cotton.

Schenkel será um dos convidados a falar durante a sessão de membros da Better Cotton na abertura da programação do evento, nesta quarta (21) pela manhã. “Estamos focados em destacar as ações realizadas pelos produtores brasileiros em preservação ambiental, respeito às pessoas e boas práticas agrícolas. Daremos destaque ao SouABR, iniciativa de rastreabilidade feita pela Abrapa que é pioneira no mundo”, pontua o presidente da associação.

Na mesma manhã, o Brasil volta a marcar presença no evento com a participação de Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade, Comunicações e Compliance do grupo Amaggi (MT). Ela é uma das vozes em um painel que analisará diferentes iniciativas de mitigação das mudanças climáticas ao redor do globo. Na ocasião, Juliana apresentará o estudo feito pela empresa sobre emissão de gases de efeito estufa (GEE) na cadeia produtiva do algodão, além de ações desenvolvidas para reduzir a emissão dos GEE.

O apoio da Abrapa à realização da Better Cotton Conference ocorreu via Cotton Brazil, marca que representa a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global. A iniciativa, que promove a pluma brasileira em âmbito mundial, é desenvolvida pela Abrapa em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Nacional de Exportadores de Algodão (Anea).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024