Colheita da soja na reta final em MS
O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) acaba de lançar o segundo protocolo da sua Rede de Pesquisas. Este ano, a entidade, em conjunto com diversas instituições, irá investigar a eficiência da utilização conjunta dos macronutrientes N (Nitrogênio), P (Fósforo), K (Potássio) e S (Enxofre) no aumento da produtividade de soja em várias regiões do Brasil, considerando diferentes manejos e o aumento da aplicação dos componentes no cultivo do grão.
Embora o nitrogênio já tenha sido objeto de pesquisa do primeiro protocolo da Rede de Pesquisas, o nutriente será analisado novamente, entretanto os critérios serão diferentes – desta vez juntamente com as outras substâncias - e estão relacionados a fontes e estádio fenológico diversos das plantas.
“Na última edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, as três áreas que alcançaram maiores índices de produção ficaram aproximadamente 124% acima da média nacional de 48,9 sacas por hectare. Consequentemente, este resultado nos obrigou a repensar sobre as tecnologias tradicionais recomendadas por entidades de agronegócios”, explica Orlando Martins, presidente do CESB. “A partir daí, resolvemos avançar e prospectar com profundidade métodos inovadores no plantio da soja relacionado à utilização destes macronutrientes N, P, K e S”.
O principal objetivo do Comitê com esta iniciativa é avaliar, em condições de elevada tecnologia, se a cultura da soja está tendo limitações de algum macronutriente, além de verificar a geração de benefícios técnicos e econômicos a partir de adubações adicionais realizadas na leguminosa – em diferentes épocas e fontes. Caso os resultados se mostrem positivos para a produtividade, o Comitê encaminhará às instituições de pesquisa interessadas para a devida confirmação e refino da tecnologia, os estudos nas mais adequadas fontes, dosagens, estádios e métodos de aplicação de cada nutriente.
O segundo protocolo da Rede de Pesquisas já está disponível para todas as instituições que tiverem interesse em auxiliar no desenvolvimento desta investigação. Para participar e receber as instruções basta enviar um e-mail para o CESB: cesb@cesbrasil.org.br
A Rede de Pesquisas CESB tem como objetivo estimular nas entidades de pesquisa a criação de novas tecnologias, validação e refinamento de práticas utilizadas por produtores de soja, visando à maximização da produtividade da leguminosa, com economia e sustentabilidade.
Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e oito entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Arysta, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e Instituto Phytus.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura