ESPECIAL EXPODIRETO: Estratégia global de conectividade Massey Ferguson é destaque na Expodireto Cotrijal

12.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

A Massey Ferguson apresenta aos visitantes da Expodireto Cotrijal, que acontece em Não-Me-Toque, RS, entre os dias 10 e 14 de março, a Fuse Technologies, uma nova estratégia de conectividade criada pela AGCO, fabricante da marca, para ajudar o produtor rural a direcionar o uso da tecnologia. A iniciativa global envolverá desenvolvimento de produtos, apoio e treinamento da equipe técnica e serviço especializado de atendimento ao cliente, abordando todos os aspectos da tecnologia de agricultura de precisão. A ideia é que nos próximos dois anos a AGCO invista mais de R$ 8 milhões no projeto.

Para Jak Torretta, Diretor de Produtos da AGCO, o momento vivido pela agricultura no Brasil, em que o produtor precisa elevar a produtividade sem aumentar a área plantada, exige cada vez mais o uso de tecnologia aplicada no campo. “A Fuse Technologies vai fazer com que os clientes Massey Ferguson tirem maior proveito da agricultura de precisão, como redução de custos de produção, maior eficiência e rentabilidade. Desta forma, a marca oferece não só produtos com alta tecnologia agregada, mas soluções para todas as etapas do plantio”, afirma. “Vale ressaltar que a plataforma engloba, além do produtor rural, toda a gama de fornecedores e prestadores de serviço que fazem parte da cadeia produtiva”.

A primeira iniciativa em 2014 será o lançamento do programa de certificação de concessionárias para adequar e capacitar todos os revendedores da Massey Ferguson, com objetivo de oferecer suporte ainda mais eficiente aos clientes. Para isso a AGCO dobrará a equipe de tecnologia no Brasil.

João Trevizoli Esteves, engenheiro agrônomo e responsável técnico pela implantação da tecnologia de precisão nas lavouras da família, localizadas na região noroeste do estado de São Paulo, pertence ao grupo de agricultores que estão se rendendo a esses benefícios. O produtor vem percebendo os efeitos benéficos da tecnologia embarcada nos produtos MF 7451 e MF 7150, adquiridos há cerca de dois anos, e destaca a maior eficiência obtida nos processos de cultivo das lavouras de cana e amendoim plantados em sistema de rotação.

Trevizoli reassalta o exemplo das bases RTK, integrada ao sistema de piloto automático dos tratores, importante diferencial tecnológico que está ajudando a ampliar os ganhos pela eficiência operacional. Segundo o produtor, técnicos da Unesp visitaram algumas de suas áreas de cultivo com o objetivo de colher dados referentes ao uso destas bases no plantio do amendoim. A tentativa é demonstrar os reais efeitos da agricultura de precisão no incremento da produtividade média das lavouras. “O ganho maior vem na forma de redução das perdas que normalmente ocorrem no sistema convencional e que deixam de ocorrer com a automação do cultivo. Entre os benefícios estão a menor compactação de áreas de cultivo, menor arranque de cana soca e maior longevidade das lavouras de cana”, destaca o produtor.

A Massey Ferguson leva também à Expodireto Cotrijal sua linha completa de soluções com equipamentos que revolucionam o conceito de precisão no cultivo das principais commodities brasileiras. O Auto Guide 3000 chega como um avanço das ferramentas já conhecidas no mercado e oferece até três níveis de precisão: submétrico, até 30 cm de precisão entre as passadas; decimétrico, 10 cm de precisão na passada; e por fim o centimétrico que por meio de sinal RTK consegue uma precisão de até 2,5 cm na passagem dos equipamentos. Os comandos são executados em uma tela touchscreen de 12,1 polegadas.

“O Auto Guide 3000 eleva os ganhos do produtor de duas maneiras: melhora a qualidade das operações realizadas na lavoura e rendimento das máquinas”, explica Niumar Dutra Aurélio, Coordenador de Marketing de Soluções em Tecnologia Avançada Massey Ferguson. “O sinal dos satélites contém erros que são normais, e para o utilizarmos em máquinas agrícolas precisamos usar métodos para a correção destes erros com o objetivo de melhorar a precisão dos equipamentos embarcados nas máquinas”, acrescentou. “A correção de sinal RTK é o mais preciso dos métodos existentes no mercado”, concluiu Niumar.

Os tratores, colheitadeiras e pulverizadores Massey Ferguson podem ser configurados na precisão centimétrica e saem de fábrica prontos para operar com Sistema de Tráfego Controlado. O conceito, apresentado pela Massey Ferguson, se resume na implantação de programas de padronização de larguras de trabalho e bitola das máquinas, além do planejamento das operações no campo para concentrar a passagem de máquinas e implementos em uma área específica, utilizando o mesmo rastro e integrando todas as operações na lavoura, eliminando assim a compactação nas demais áreas. Por meio da unificação de ferramentas como piloto automático, o trabalho das máquinas torna-se mais preciso e planejado, aumentando o controle das operações no campo.

Destaque também na feira será o aplicativo para dispositivos móveis do sistema de telemetria AGCOMMAND, disponível para download gratuito. O sistema permite a facilitação do gerenciamento das máquinas por meio da transferência de dados automaticamente da máquina para o escritório ou dispositivos móveis como smartphones e tablets. Com o sistema é possível ter um monitoramento detalhado para estabelecer exatamente onde uma máquina está em um determinado momento, sua utilização, desempenho, etc.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro