Revistas
 
Hortaliças e Frutas
 
Altura reduzida de tratores para fruticultura

Predadoras de pulgões em alface

Página 33 | 03/11/2021 | Terezinha Monteiro dos Santos Cividanes, Instituto Biológico (IB – APTA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Por que é fundamental preservar e até mesmo estimular o aumento populacional de joaninhas em cultivos de alface. Inseto tem como característica ser preferencialmente afidófago, o que lhe confere voracidade e eficiência no controle de pulgões.

 

As joaninhas são insetos conhecidos mundialmente devido à beleza e à extraordinária coloração de suas asas. Esses besouros (Coleoptera: Coccinellidae) se destacam pela importante função de atuarem como predadores de pragas agrícolas. Existem cerca de seis mil espécies de joaninhas no mundo e esses pequenos besouros são grandes aliados dos agricultores. Joaninhas apresentam hábito polífago, ou seja, alimentam-se de várias espécies de presas como: ácaros, cochonilhas, moscas-brancas e principalmente pulgões, realizando o controle biológico desses artrópodes-pragas.

Os pulgões (Hemiptera: Aphididae), também denominados afídeos, por sua vez, são insetos-pragas de importância na agricultura em todo o mundo. Por exemplo, a cultura da alface, Lactuca sativa L. (Asteraceae) é hospedeira de aproximadamente 20 espécies de pulgões. Esses insetos de tamanho diminuto atingem poucos milímetros de comprimento, apresentam coloração variada, do amarelo ao verde-claro e do vermelho até a cor negra. A característica mais notável desses insetos relaciona-se com o hábito de viverem em colônias nas folhas das plantas, onde sugam continuadamente a seiva, prejudicando o crescimento vegetal, além de atuarem como vetores de vírus que ocasionam doenças nas plantas. Entre as diversas espécies de pulgões associadas à alface, Myzus persicae (Sulzer) e Uroleucon ambrosiae (Thomas) são aquelas de maior ocorrência. 

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com