Nova detecção de Amaranthus palmeri em Dakota do Norte

Invasora apareceu no Condado de Adams e preocupa por disseminação rápida

03.10.2025 | 10:35 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações da NDSU
Foto: NDSU
Foto: NDSU

A invasora Amaranthus palmeri foi confirmada no Condado de Adams, em Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Agricultor local encontrou plantas suspeitas durante o corte de vegetação nas bordas de uma lavoura e acionou um especialista da Universidade Estadual de Dakota do Norte (NDSU). Amostras foram analisadas pelo Centro Nacional de Genotipagem Agrícola, que confirmou a presença da espécie invasora.

A planta é considerada uma das mais agressivas entre as daninhas. Nas condições dos Estados Unidos, pode crescer até 5 cm por dia. E produzir até 500 mil sementes por indivíduo. Desenvolve resistência a diversos herbicidas. Pode inviabilizar cultivos de milho, soja, sorgo e algodão.

A dispersão ocorre por sementes contaminadas, equipamentos agrícolas, ração animal, cama de gado, esterco e até pela fauna silvestre. A espécie causa prejuízos significativos em estados como Nebraska, Dakota do Sul e Minnesota. Agora ameaça se expandir pelo oeste de Dakota do Norte.

O comissário de Agricultura Doug Goehring pediu colaboração da população. Produtores devem procurar os fiscais de plantas daninhas dos condados e relatar qualquer planta suspeita. Monitoramento e contenção imediata são cruciais para evitar avanço da infestação.

Outros relatos

Neste ano de 2025, também houve relatos de Amaranthus palmeri no Condado de Turner, Dakota do Sul. Isso elevou o total de condados afetados no estado para 18. A planta está presente em áreas como Brookings, Charles Mix e Hyde desde anos anteriores.

Já no Condado de Hill, em Montana, uma planta isolada foi encontrada em agosto, perto de um silo de grãos, marcando a quarta instância confirmada no estado.

Em Minnesota, houve cinco relatos suspeitos de novos locais, mas nenhum ainda confirmado. Quatro sítios ativos de anos anteriores continuam sob manejo.

Em outros estados, como Oregon, os esforços focam em controle de infestações existentes.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025