Manejo de lesmas e caramujos na soja

Por Suélen Cristina da Silva Moreira e Crébio José Ávila (Universidade Federal da Grande Dourados)

09.01.2024 | 14:30 (UTC -3)

As lesmas e os caracóis são animais de hábitos terrestres, pertencentes ao Filo Molusca, Classe Grastropoda e Ordem Pulmonata. As lesmas apresentam o corpo nu, enquanto os caracóis carregam sobre o dorso uma carapaça ou concha de carbonato de cálcio, que lhes confere abrigo e proteção. A cabeça das lesmas e dos caracóis localiza-se na parte frontal do corpo, onde apresentam dois pares de tentáculos retráteis que os utilizam para tato e olfato. Esses moluscos são pragas consideradas polífagas que consomem alimentos contendo carboidratos e proteínas na sua composição, tais como vegetais verdes e secos, dejetos de animais, embora tenham preferências por plântulas, cotilédones e brotos, os quais são geralmente as partes mais tenras dos cultivos.

[...]

Uma alternativa para o manejo de lesmas e caramujos na soja seria a aplicação de alguns inseticidas em pulverização em mistura com sal de cozinha ou ureia na calda inseticida, devendo essas aplicações ser realizadas preferencialmente à noite, quando essas pragas movimentam mais. Os inseticidas que têm melhor efeito sobre esses moluscos são os pertencentes ao grupo dos carbamatos. Outra alternativa que poderia ser usada para o manejo de lesmas e caracóis são pulverizações com fungicidas à base de cobre, tais como oxicloreto de cobre ou sulfato de cobre, os quais têm efeito repelente para esses gastrópodes quando pulverizados sobre a cultura que se deseja proteger.

[...]

Por Suélen Cristina da Silva Moreira e Crébio José Ávila (Universidade Federal da Grande Dourados). Artigo publicado na edição 295 da Revista Cultivar Grandes Culturas

* * *
Conteúdo Restrito.
Assine uma revista ou realize login em uma conta com acesso para visualizar.
LS Tractor Fevereiro