O lamentável conflito entre Rússia e Ucrânia traz efeitos negativos também para a agropecuária. O custo de insumos como fertilizantes e a provável diminuição da oferta levam à necessidade urgente de que se faça uso de outras alternativas para minimizar o problema e diminuir a dependência desses produtos.
Favorecidos por condições ambientais como temperaturas acima de 25°C, umidade relativa do ar abaixo de 50% e ventos constantes, os ácaros têm sido registrados com cada vez mais frequência em milho. Presença exige monitoramento e atenção para evitar que elevadas densidades resultem em danos econômicos à cultura.
O que é preciso levar em consideração para realizar o manejo correto do capim-pé-de-galinha Eleusine indica, um dos principais desafios quando o assunto é controle de plantas daninhas em lavouras.
Como lidar com a podridão preta das raízes Macrophomina phaseolina, um dos desafios que se intensificaram com a expansão da soja e com a busca incessante por novos patamares de produtividade, favorecida também pela sucessão com a cultura do milho.
Com crescimento mundial em alta e números de comercialização da ordem de 5,2 bilhões de dólares ao ano o mercado de produtos biológicos avança e se consolida no manejo integrado de pragas para a produção sustentável de soja.
Capazes de ajudar as plantas na nutrição e na resistência contra fatores bióticos e abióticos, as micorrizas ao mesmo tempo se beneficiam da oferta de parte dos produtos da fotossíntese que favorecem seu crescimento e desenvolvimento. Por enquanto apenas um produto comercial à base de esporos de Rhizophagus intraradices está disponível para as culturas de soja e milho.
Cubo IR demonstra ser um forte aliado na nutrição e resistência das plantas de milho. Associado a fungicidas convencionais o produto auxiliou no manejo da mancha branca com incremento de produtividade de 11,7 sacas por hectare comparado ao tratamento padrão.
A importância de determinar com segurança se os herbicidas cumprem com a sua função de matar apenas as plantas daninhas, sem afetar negativamente as culturas que se busca proteger ao aplicá-los.
Por que a lagarta-falsa-medideira e a broca-dos-ponteiros têm sido encontradas em áreas de soja Bt primeira geração e o que a baixa adoção das áreas de refúgio e o uso intensivo desta tecnologia têm impactado no controle.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Rua Sete de Setembro, 160
Centro, Pelotas | CEP 96015-300
+55 53 3028.2000 | 3028.2070
contato@grupocultivar.com
Copyright © 2018 GRUPO CULTIVAR todos os direitos reservados.