VIII Curso de Atualização em Fitossanidade e Tecnologia de Aplicação

08.05.2014 | 20:59 (UTC -3)

Por que algumas aplicações de agroquímicos não funcionam? Esta pergunta intriga a todos que trabalham com tecnologia de plicação

terrestre e aérea de produtos fitossanitários. Os motivos podem ser muitos, mas costumam ser sempre os mesmos.

Para debater este importante tema e, principalmente, demonstrar na prática as principais causas do insucesso no controle de pragas, três consultores realizarão uma dinâmica de grupo no VIII Curso de Atualização em Fitossanidade e Tecnologia de Aplicação, que a Schroder Consultoria realizará de 28 a 30 de maio, em Santa Maria, RS.

Os participantes serão distribuídos em quatro grupos, e passarão por “estações informativas” para encontrarem as repostas à pergunta título deste release. Alfran Tellechea Martini, engenheiro agrônomo com mestrado pela UFPel e doutorando da UFSM, abordará “Como incrementar a deposição e reduzir a deriva em pulverizações aéreas”.

A deriva nas aplicações de agrotóxicos é considerada um dos maiores problemas da agricultura moderna, pois está diretamente relacionada a contaminação do aplicador, do ambiente e de ser responsável por danos às culturas vizinhas.

Atualmente, a maioria das metodologias para verificação da ocorrência de deriva utilizam coletores de vidro e de nylon ou papéis hidrossensíveis e corantes alimentícios. Porém, novos métodos estão sendo desenvolvidos para detecção e quantificação de deriva, como o Light Detection and Ranging (LIDAR) e os modelos de dispersão como o RTDrift e AGDISP. Estas técnicas

permitem avaliações mais rápidas, com menor custo e demanda de tempo, bem como menor envolvimento de pessoas, quando comparado aos demais Uma bancada de testes e visualização do funcionamento de pontas de pulverização foi construída para o evento, e as demonstrações práticas de regulagens de tamanho de gota, formato dos jatos planos ou cônicos, vazão e pressão poderão ser observadas pelos participantes. O equipamento operado pela equipe da Schroder Consultoria possibilitará a coleta de gotas em tempo real com cartões de papel hidrossensível.

O principal objetivo de Eugênio Schroder, diretor da consultoria, é padronizar conceitos, corrigir informações obsoletas e quebrar paradigmas ao demonstrar modernas técnicas de pulverização.

Na terceira “estação informativa” os participantes conhecerão os resultados das modernas pesquisas realizadas por Gustavo Peroba de Andrade, engenheiro agrônomo com mestrado pela UFPel e consultor da Schroder Consultoria, que abordará “Como quantificar a densidade de gotas de pulverizações”.

Apresentará um método prático e de fácil execução para determinar, em poucos segundos, a densidade de gotas (numero de gotas por centímetro quadrado) que chegam ao alvo durante as pulverizações de agrotóxicos. Todos os participantes receberão gratuitamente um gabarito especialmente criado pela consultoria para este evento, que facilitará muito o futuro trabalho destes

profissionais no seu dia-a-dia no campo.

O curso tem o patrocínio de Basf, FMC e Syngenta, além do apoio das Revistas Cultivar.

Informações e inscrições em www.schroderconsultoria.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro