Usinas do Grupo Naoum pedem Recuperação Judicial

21.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

O novo cenário internacional, com aperto da liquidez, e a compressão do crédito aliados a queda nas cotações dos preços do açúcar, 50%, e etanol 40%, nos mercados interno e externos, foram os principais fatores que levaram o Grupo Naoum a ingressar com pedido de Recuperação Judicial, para suas três Usinas na quinta-feira (20/11).

O Grupo Naoum atua no mercado desde 1965 com a Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool S/A, Usina Jaciara S/A e Usina Pantanal de Açúcar e Álcool. O presidente executivo Edison Couto, afirma que o pedido de Recuperação Judicial foi decidido após uma avaliação criteriosa, que apontou ser esse o caminho mais viável frente ao cenário financeiro. "Temos convicção de que foi a solução adequada, porque o processo de Recuperação Judicial permite a continuidade das Empresas, bem como, assegura os direitos e interesses dos credores, dentro de um ambiente de transparência, lisura e confiança", pontua.

Outro fator lembrado pelo presidente do Grupo Naoum é o aumento substancial dos custos de produção e dos insumos, com movimento contrário aos preços dos produtos nos mercados interno e externo. O que na avaliação do executivo provoca um forte desequilíbrio e margens reduzidas na operação, comprometendo diretamente o fluxo de caixa das empresas.

Couto afirma que esses fatores provocaram uma retração nos créditos, imprescindíveis para este período de entressafra do setor sucroalcooleiro como investimentos nos tratos culturais da lavoura de cana-de-açúcar, início do plantio de 20% de todo o canavial, manutenção dos equipamentos das Usinas e vencimento de contratos financeiros.

A empresa também divulgou a seguinte nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

USINA SANTA HELENA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL S/A, USINA JACIARA S/A e USINA PANTANAL DE AÇÚCAR E ÁLCOOL LTDA., usinas do GRUPO NAOUM, vêm a público informar que:

*Em função da atual crise financeira mundial e da falta de liquidez do mercado, que impossibilitaram a manutenção de linhas de crédito, atingindo duramente o setor sucroalcooleiro, decidiram ingressar no último dia 20, quinta-feira, com PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL na cidade de Anápolis, Goiás, comarca sede do Grupo Naoum;

*Essa decisão foi tomada com o objetivo de preservar suas atividades operacionais e seu patrimônio e, principalmente, visando manter os 5.000 mil empregos diretos gerados pelas usinas e, ainda, salvaguardar os interesses de seus credores;

O Grupo Naoum atua no mercado de açúcar e álcool há mais de 40 anos (desde 1965), tendo capacidade instalada para moagem de 4,0 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, permitindo a produção de aproximadamente 6,8 milhões de sacas de açúcar e 95 milhões de litros de álcool. Juntas, as usinas geram um faturamento de mais de R$300 milhões por ano.

Assim sendo, temos a convicção de que as empresas contarão com o apoio e a participação das autoridades governamentais, de seus credores, em conjunto com os administradores e acionistas, na elaboração do plano de recuperação que atenderá o interesse de todos.

Importante ressaltar que a medida judicial permitirá que as operações de produção, comercialização e distribuição continuem em regime de normalidade.

Diretoria Executiva / Conselho de Administração / Acionistas

USINA SANTA HELENA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL S.A.

USINA JACIARA S.A.

USINA PANTANAL DE AÇÚCAR E ÁLCOOL LTDA

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025