Bayer CropScience lança Belt e inaugura uma nova classe de inseticidas
Um marco na história do Oeste da Bahia. É assim que os organizadores definem a edição 2009 da maior Feira de Tecnologia Agrícolas e Negócios do Oeste da Bahia, e a maior no gênero do estado, a Bahia Farm Show.
Esta é a segunda vez que o evento, por três anos chamado Agrishow- LEM, acontece com a nova marca, confirmando a capacidade e o interesse dos produtores, revendas, expositores e entidades de pesquisa locais de manter a feira nos mesmos moldes. Além disso, as contingências da crise financeira, que apesar de afetar o agronegócio regional, não desanimaram os realizadores, e a previsão de anúncios governamentais decisivos para a região tornam esta edição ainda mais especial.
A Bahia Farm Show acontece de 02 a 06 de junho no município de Luís Eduardo Magalhães. Ela é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Fundação Bahia, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
“Estamos vivendo momentos difíceis em todo o mundo, e a nossa região, grande produtora e exportadora de commodities agrícolas, foi muito afetada. Apesar disso, juntos, decidimos realizar o evento, pois acreditamos que será uma grande oportunidade de discutir caminhos para o agronegócio em tempos de crise”, afirma o presidente da Bahia Farm Show e da Aiba, Walter Horita.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre produtores, através Aiba, Governo do Estado, Governo Federal (IBAMA) e Ministério Público para erradicar o passivo ambiental na região é uma das maiores expectativas do evento. O passivo hoje está estimado em cerca de dois mil processos de pedidos de licenças de supressão vegetal e averbação de reserva legal parados nas prateleiras dos órgãos ambientais, por falta de pessoal, recursos e infra-estrutura. O acordo vai instituir uma força-tarefa que, em dois anos, irá mapear, cadastrar, diagnosticar a região, sanando o problema que tem caráter mais burocrático que ambiental.
“Já vínhamos alertando ha muito tempo os órgãos ambientais e o Governo sobre o problema, que ganhou visibilidade no ano passado, com a Operação Veredas. Este acordo é o entendimento de que todos têm sua parcela de culpa e queremos resolver juntos a questão. Por isso, convidamos o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para celebrar na Bahia Farm Show uma nova página na história do Oeste”, afirma o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt.
A inauguração do Centro de Pesquisa e Tecnologia Agrícola do Oeste- CPTO também será um dos pontos altos da feira, e acontecerá no dia 02 de junho, às 11h. O CPTO é resultado da parceria entre a Fundação Bahia, Aiba e Abapa, com aporte financeiro do Fundeagro. Ele foi construído no Complexo Bahia Farm Show e já nasce como o maior do Norte/ Nordeste.
São mais de 2,3 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de 200 hectares. Em um só local, funcionarão quatro laboratórios, voltados para fitopatologia, entomologia, nematologia e sementes, cinco pivôs de irrigação, com área total de total de 120 hectares, além de auditório, refeitório, campo experimental, armazéns e galpões.
“O CPTO será uma referência tecnológica no Nordeste e terá papel determinante na melhoria da produtividade e da qualidade nas lavouras do cerrado baiano. No Complexo estarão concentrados todos os ensaios conduzidos pela Fundação Bahia e empresas parceiras, como consultorias, empresas de insumos, EBDA, ADAB, IAC, universidades, dentre outras. Isso garante agilidade, maior produtividade e segurança nos resultados”, afirma o presidente da Fundação Bahia, Amauri Stracci.
Importantes projetos de pesquisa em algodão, soja, milho, café, cana-de-açúcar, girassol, mamona e muitos outros serão implantados no local.
Uma das grandes novidades desta feira é a incorporação no seu calendário do tradicional Dia de Campo do Algodão, promovido pela Fundação Bahia, Embrapa e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). O evento reúne em torno de 1,1 mil pessoas e 15 empresas de tecnologia da cadeia do algodão.
Esta será também a primeira vez que o Dia de Campo acontecerá no Complexo Bahia Farm Show, na área definitiva do CPTO. “Estamos de casa nova e aproveitamos a sinergia com a feira para promover este importante evento técnico. A chuva comprometeu um pouco as estações, mas nossos plots estão prontos para ser mostrados. A partir de agora, o dia de campo fará definitivamente parte da programação da Bahia Farm Show, como sempre, realizaremos na véspera um seminário com grandes nomes do agronegócio”, conclui Amauri.
Catarina Guedes e Milena Brasil
Agripress
(71) 3379-1777
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura