Tocantins bate recorde de produção de milho na 2ª safra

Estado supera 2,1 milhões de toneladas e deve ativar primeira usina de etanol de milho ainda em 2025

11.07.2025 | 16:59 (UTC -3)
Victória Milhomem, edição Revista Cultivar
Foto: Wilson Rodrigues
Foto: Wilson Rodrigues

O Tocantins deve colher, nesta segunda safra 2024/2025, a maior produção de milho já registrada no estado. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada chegou a 405 mil hectares, com produção estimada em 2,12 milhões de toneladas, superando o recorde anterior da safra 2022/2023, que teve 373 mil hectares plantados.

De acordo com Thadeu Teixeira Júnior, engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagro), o resultado expressivo se deve à combinação de clima favorável, uso de sementes melhoradas, fertilizantes de alta performance e tecnologias de manejo mais eficientes. Apesar dos números positivos, entre 20% e 30% da colheita ainda permanece no campo por falta de espaço nos armazéns, ainda ocupados pela soja.

A supersafra fortalece a posição do Tocantins na produção nacional de grãos e deve impulsionar a agroindústria local, com destaque para a primeira usina de etanol de milho do estado, prevista para entrar em operação ainda este ano em Porto Nacional. A unidade também produzirá DDG (Dried Distillers Grains), subproduto utilizado na alimentação animal, beneficiando a pecuária regional.

O governo estadual avalia que a produção de grãos seguirá em trajetória de crescimento nos próximos ciclos e reafirma o compromisso com o fortalecimento do setor agropecuário.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025