TIM amplia 4G no campo e lança ferramentas de manejo

Smart Bio Pragas e troca de pontos Orbia por conectividade foram destaques na Expointer 2025

04.09.2025 | 14:19 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Talita Vanso

Na 48ª Expointer, a TIM reforçou seu protagonismo na transformação digital do agronegócio brasileiro. Com o programa 4G TIM no Campo, a operadora já conecta mais de 23 milhões de hectares em áreas rurais e projeta alcançar 26 milhões de hectares até o final de 2025. A iniciativa beneficia mais de 2,2 milhões de pessoas, em 1.162 municípios, e já cobre mais de 336 mil propriedades rurais, além de 489 escolas públicas e 155 unidades de saúde no campo.

Durante a feira, Alexandre Dal Forno (na foto), diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT e 5G da TIM Brasil, destacou não apenas os avanços na conectividade, mas também o lançamento de novas soluções para aumentar a produtividade no campo. Entre elas, o Smart Bio Pragas, tecnologia que utiliza inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) para monitoramento de pragas, auxiliando no manejo integrado e sustentável.

Outra novidade apresentada foi a parceria com a Orbia, que permitirá aos produtores rurais utilizarem pontos acumulados na plataforma para trocar por pacotes de conectividade da TIM, ampliando o acesso às tecnologias digitais.

A operadora também se consolida como a líder na maior rede de Internet das Coisas (NB-IoT) do país, com mais de 5.100 cidades cobertas e capacidade de ampliar em até 40% a cobertura tradicional. Essa tecnologia já viabiliza soluções de monitoramento em tempo real de colheitas, máquinas e recursos, proporcionando maior eficiência operacional e tomada de decisão imediata no campo.

Parcerias estratégicas na Região Sul

No Sul do Brasil, a TIM tem ampliado parcerias estratégicas. Entre os destaques estão:

  • Usina Dacalda (PR): primeira parceria da operadora na região Sul, cobrindo 9 mil hectares com 4G e beneficiando diretamente 850 funcionários e 170 propriedades vizinhas.
  • Agropecuária Canoa Mirim (RS): referência na produção de arroz, soja e milho em Santa Vitória do Palmar, firmou contrato para conectar mais de 37 mil hectares. A iniciativa vai levar internet também a escolas, uma unidade de saúde e cerca de 250 famílias da região.
  • Usina Santa Terezinha (PR): maior exportadora de açúcar VHP do Sul do Brasil, firmou parceria para conectar 700 mil hectares, com investimento de R$ 44 milhões e benefícios diretos a 51 municípios paranaenses.

Com essas iniciativas, a TIM reforça seu papel como parceira estratégica do agronegócio, oferecendo não apenas conectividade, mas também soluções digitais que impulsionam a eficiência, a sustentabilidade e a inovação no campo.

Presença de mercado na Região Sul

A companhia é considerada líder do mercado no Paraná, com quase 49,1% do mercado de telefonia móvel (7,2 milhões de clientes), além de estar à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses. A operadora foi a primeira a oferecer cobertura 5G em todos os 75 bairros de Curitiba, conectando mais de 85% da população com a nova tecnologia.

Já no Rio Grande do Sul, a empresa possui 1,7 milhão de clientes, com conexão 4G TIM em todas as 497 cidades, e 5G em 40 cidades, incluindo a capital Porto Alegre. Enquanto em Santa Catarina, a TIM possui 40,7% market share, ocupando a liderança de mercado, com 3,9 milhões de clientes na base. A cobertura 4G da companhia abrange todas as 295 cidades, e a 5G, 82 municípios.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025