Milho: novos sistemas e busca por maiores produtividades aumentam severidade das doenças
Viabilizar a utilização da irrigação direcionada a sustentabilidade do homem no campo está entre os objetivos da Frente Programática Irrigação e Usos Múltiplos da Água, promovida pela Emater/RS-Ascar dentro do Programa Pró-Irrigação, desenvolvido pelo Governo do Estado.
Visando colocar em prática o Programa, sete técnicos da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa serão capacitados, nos dias 5 e 6 de novembro, em Santo Ângelo, para desenvolver a segunda etapa do projeto.
Na primeira etapa foram elaborados, nos 45 municípios da regional de Santa Rosa, 500 projetos para a construção de microaçudes, destes 40 já foram construídos e 52 estão em fase de contratação de obras. A segunda fase, para a qual os técnicos serão capacitados, consiste na elaboração de projetos para a implantação dos sistemas de irrigação, que levarão a água dos microaçudes até as culturas.
Durante a capacitação, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo e gerente adjunto da regional de Santa Rosa, Jair Domenigh e pelo técnico João Júnior, os técnicos irão aprender a elaborar os projetos. "Será bem prática, vamos visitar uma propriedade e elaborar um projeto de dimensionamento de irrigação, aos moldes que serão os outros", conta Domenigh.
Alice Pavanello
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
55-3512-6665/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura