Soluções da Sumitomo Chemical são apresentadas no 53º Congresso Brasileiro de Fitopatologia
Evento acontece entre os dias 7 e 10 de agosto, em Brasília (DF); companhia divulga as inovações da família Indiflin, como o fungicida Excalia Max
Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão no estado do Rio Grande do Sul para realizar os levantamentos sobre os custos de produção de vários produtos agrícolas.
O trabalho teve início nesta semana e segue até a próxima sexta-feira (11). Os produtos são banana em Três Cachoeiras (8/8), juçara em Três Cachoeiras (9/8), pinhão de araucária em São Francisco de Paula (10/8) e batata inglesa em Santa Maria do Herval (11/8). Ao todo participam do levantamento dois colaboradores da Gerência de Custos de Produção da matriz e dois colaboradores da Superintendência Regional da Conab no estado.
Os critérios para a seleção de culturas e municípios são estabelecidos conforme a política pública a ser atendida. O objetivo da visita técnica à unidade produtiva modal é que os técnicos identifiquem e conheçam previamente o pacote tecnológico adotado na região.
Além da caracterização da propriedade, durante o painel, os participantes descrevem o pacote tecnológico fornecendo dados de coeficientes técnicos, dos preços pagos pelo produtor em sementes, fertilizantes, agrotóxicos, máquinas e implementos agrícolas e serviços nas etapas de sistematização/correção do solo, preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita.
O custo de produção, calculado pela Conab, representa a soma dos valores de todos os recursos, como insumos e serviços, utilizados no processo produtivo de atividades agropecuárias. Essas informações são obtidas por meio de painéis, que são encontros técnicos nos quais os participantes da cadeia produtiva estabelecem, por consenso, a caracterização da unidade produtiva típica da região e indicam os coeficientes técnicos relacionados aos insumos agropecuários e os preços que compõem o pacote tecnológico dessa unidade.
O objetivo do custo de produção é servir de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele, são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado. Os dados também são utilizados pelo Governo Federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos e no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).
Além disso, servem como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) e na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Evento acontece entre os dias 7 e 10 de agosto, em Brasília (DF); companhia divulga as inovações da família Indiflin, como o fungicida Excalia Max