Rótulos e etiquetas autoadesivas podem minimizar pesticidas ilegais

Conforme porta-voz da Avery Dennison, soluções de alta performance ajudam a identificar as tentativas de violação e adulteração dos agroquímicos

08.08.2023 | 15:41 (UTC -3)
Guy Gandelman, edição Cultivar

Os pesticidas ilegais já representam 25% das soluções utilizadas pelos produtores rurais, conforme o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). Essa prática pode ser mitigada com o apoio das indústrias químicas, ao optarem por rótulos e etiquetas de alta performance, que agreguem segurança a essas soluções.

“Agroquímicos ilegais colocam em risco a saúde e longevidade de todos os envolvidos, desde o meio ambiente e agricultores, até as pessoas que vivem próximo às lavouras e os consumidores finais. É nesse sentido que entra a importância dos rótulos e etiquetas de alta performance, tanto em termos de clareza das informações e instruções de uso, até os atributos que reduzem o índice de falsificações e violações”, destaca Carolina Moreton, Coordenadora de Produtos da Avery Dennison, empresa líder em ciência de materiais para rótulos e embalagens.

Analisando as necessidades deste segmento, especialmente no que diz respeito às exigências legais de comercialização dos agroquímicos, bem como a redução das práticas de adulteração, a Avery Dennison desenvolveu uma solução autoadesiva que une uma série de diferenciais de aplicação, o Fasson Semigloss Agro/S2055/rPET23.

Conforme a empresa, com alta performance de adesão em embalagens de PEAD (polietileno de alta densidade), bastante utilizadas na comercialização dos defensivos agrícolas, a solução de rotulagem conta com um frontal de baixa resistência ao rasgo, permitindo identificar tentativas de violação, além de impossibilitar a reaplicação de rótulos de produtos originais em itens falsificados.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro