IHARA tem lançamentos no Show Rural Coopavel 2023
Empresa oferece mais uma experiência tecnológica no "Castelo Samurai"
A Syngenta Proteção de Cultivos destaca a tecnologia Plinazolin no Show Rural Coopavel 2023. Trata-se de molécula capaz de proporcionar "novo patamar de controle para mais de 40 culturas, sendo a base de uma família revolucionária de produtos inseticidas de alta performance", conforme informa a empresa.
No vídeo, Marcos Queiroz, gerente para o Brasil de novos inseticidas, explica a molécula. A Revista Cultivar noticiou seu lançamento aqui e suas implicações econômicas aqui.
A Syngenta também apresenta a família de produtos da marca Miravis (fungicidas com o ingrediente ativo de marca comercial Adepidyn). Consiste em produto "capaz de entregar um amplo espectro de ação e uma performance incomparável de controle das principais doenças em mais de 30 cultivos".
As moléculas ainda não estão registradas para uso no Brasil. Fontes da Syngenta estimam que isso deva acontecer nos próximos meses.
Plinazolin é uma marca. A molécula chama-se isocycloseram (isocicloseram) e pertence ao grupo das isoxazolinas (isoxazoline). Consiste em inseticida e acaricida com ação contra espécies de lepidópteros, hemípteros, coleópteros, tisanópteros e dípteros.
Conforme informações internas da Syngenta:
"O isocycloseram tem como alvo seletivo o receptor Rdl GABA de invertebrado em um local distinto para fenilpirazóis (fiproles) e organoclorados. A mutação de resistência ao ciclodieno amplamente distribuída, A301S, não afeta a sensibilidade ao isocicloseram, seja in vitro ou in vivo, demonstrando a adequação do isocilsoseram para controlar infestações de pragas com este mecanismo de resistência.
Estudos detalhados demonstraram que os sítios de ligação relevantes para a atividade inseticida de avermectinas e isocicloseram são distintos. O isocicloseram demonstrou competir pela ligação com inseticidas metadiamida relacionados à broflanilida.
Além disso, uma mutação G335M no terceiro domínio transmembranar do receptor Rdl GABA prejudicou a capacidade do isocicloseram e das metadiamidas de bloquear a resposta mediada pelo GABA. Como tal, o Comitê de Ação de Resistência a Inseticidas (IRAC) classificou o isocicloseram no Grupo 30 'Moduladores alostéricos de canal de cloreto com controle GABA'”.
No Brasil, há pedidos de registro para os seguintes produtos comerciais, culturas e alvos:
• Verdavis: algodão, amendoim, ervilha, feijão, feijões, grão-de-bico, lentilha, milheto, milho, soja e sorgo;
• Atexzo ANT-F: controle de formigas cortadeiras;
• Acomple: algodão, amendoim, aveia, cana-de-açúcar, centeio, cevada, ervilha, feijão, feijões, grão-de-bico, lentilha, milheto, milho, soja, sorgo, trigo e triticale;
• Aktzon: algodão, amendoim, ervilha, feijão, feijões, grão-de-bico, lentilha, milheto, milho, soja e sorgo;
• Pligeos: abóbora, abobrinha, alho, batata, berinjela, café, cebola, chuchu, citros, jiló, melancia, melão, pepino, pimenta, pimentão, quiabo e tomate;
• Fensorax: amendoim, aveia, centeio, ervilha, feijão, feijões, grão-de-bico, lentilha, milho, milheto, soja, sorgo, trigo e triticale;
• Implash: cana-de-açúcar;
• Duxis: cana-de-açúcar.
Adepidyn também é marca comercial. A molécula tem o nome de pydiflumetofen (pidiflumetofem). A Syngenta tem pedidos de registro desse fungicida para os seguintes produtos comerciais no Brasil:
• Miravis: algodão, aveia, centeio, cevada, citros, maçã, milho, soja, trigo e triticale;
• Miravis DUO: alface, algodão, amendoim, batata, café, cebola, cenoura, melancia, melão, milho, pepino, pimentão, soja, uva e tomate;
• Miravis TOP: abóbora, alface, algodão, amendoim, batata, café, cebola, cenoura, melão, milho, pepino, pimentão, soja e uva;
• Simplar: amendoim e soja;
• Adetus: abóbora, alface, algodão, amendoim, batata, café, cebola, cenoura, melão, milho, pepino, pimentão, soja e uva.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura