Série A4 HiTech da Valtra é um dos destaques da marca para a Coopavel

Modelo ganhou o prêmio Trator do Ano 2023-24 na categoria de 100 a 200 cavalos de potência

08.02.2024 | 15:31 (UTC -3)
Diego Pessôa, edição Revista Cultivar
Foto: Revista Cultivar
Foto: Revista Cultivar

O Show Rural Coopavel, feira agrícola que ocorre em Cascavel (PR), é a primeira grande oportunidade do ano para que os produtores rurais conheçam as principais máquinas e tecnologias agrícolas. Para o evento, que ocorre até 9 de fevereiro, a Valtra apresenta todo seu portfólio focado para a região. Um dos destaques é a série de tratores A4 HiTech, que ganhou o prêmio de “Trator do Ano 2023/24” na categoria de 100 a 200 cavalos de potência.

A série é equipada com o motor AGCO Power que trabalha com baixa rotação e alto torque, o que ajuda a conservar o equipamento e a garantir menos custos com manutenção. Ele conta também com gerenciamento eletrônico que evita falhas graves. Seu diferencial é a transmissão HiTech4 powershift 16+16R, projetada para uma operação suave e sem esforço, minimizando o uso do pedal da embreagem e sem interromper a tração do trator, o que torna as máquinas confiáveis e econômicas, tanto com consumo de combustível quanto em manutenção. 

Programa Trator Solidário

A partir deste ano, a Valtra faz parte do programa Trator Solidário. A iniciativa do governo do Paraná busca facilitar a aquisição de maquinários agrícolas. Da marca, os modelos A52s e A800R são os produtos que fazem parte do projeto, que é destinado a pequenos produtores com propriedades entre 12 e 80 hectares. Além disso, para ter acesso ao financiamento, a renda bruta anual precisa ser de até R$ 500 mil e oriunda da atividade rural, segmento que responde por cerca de 40% a 45% da produção bruta do Estado.

Portfólio de máquinas

A Valtra também apresenta aos visitantes as novas versões da plantadeira Valtra Momentum, com 18, 20, 22 e 24 linhas de plantio. Ela é dobrável e atende a um amplo espectro de produtores. O equipamento traz, de série, a tecnologia embarcada Weight Transfer, que distribui a carga central do chassi para as pontas, proporcionando profundidade homogênea na deposição de sementes e melhora na qualidade de plantio.  

Já o sistema SmartFrame apresenta o autonivelamento independente das três seções de linhas de plantio, fazendo com que a máquina mantenha todas as linhas em contato com o solo e depositando sementes na profundidade correta, mesmo em bases largas e curvas de nível.

A Momentum conta também com o Sistema Precision Planting, eleito a melhor tecnologia de singulação do mercado, que promove o controle total da população e o monitoramento completo em tempo real. O sistema é composto pelo dosador vSet2, o mais preciso do mercado brasileiro; pelo motor elétrico vDrive, um controlador eletrônico da população linha por linha que elimina da plantadeira os eixos, motores hidráulicos, engrenagens e correntes; e pelo 20|20, um sistema de monitoramento e controle versátil e intuitivo. O índice de singulação da plantadeira chega a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores a 10 km/h de plantio.

Os novos modelos têm capacidade para 3.500 litros de sementes e possuem a versão com caixa para armazenagem de fertilizantes. Nesta opção, contam com o vApply Granular, que controla e monitora a distribuição de adubo com precisão em cada linha de plantio.

Para o transporte, manteve a versatilidade já conhecida nos modelos maiores. Dobrada, a plantadeira fica com 3,6 metros, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente, podendo passar por porteiras e pontes com facilidade e segurança. O tempo de abertura e fechamento é de cerca de 1,5 minuto, proporcionando agilidade no deslocamento da máquina ou no trabalho em diferentes áreas da propriedade.

Compartilhar

Mosaic Fevereiro Marco 2024