Organização apresenta área da Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas

Encontro com imprensa e autoridades sobre o evento que inicia no dia 21, contou com visita às vitrines tecnológicas e montagem dos espaços

07.02.2024 | 15:44 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior, edição Revista Cultivar
Foto: Nestor Tipa Júnior
Foto: Nestor Tipa Júnior

A Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), foi sede para a coletiva de apresentação da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento foi realizado hoje, e contou com um tour pelas áreas da estação onde estão sendo montadas as estruturas que receberão empresas e entidades totalizando 150 expositores durante os três dias de atividades da Abertura da Colheita, em uma área de 26 hectares, sendo dez exclusivos de lavouras.  A Abertura da Colheita será realizada de 21 a 23 de fevereiro, em Capão do Leão.  

Alexandre Velho, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), entidade organizadora do evento, destacou que o tema deste ano “Gestão Potencializando Safras” é extremamente pertinente para o momento vivido pelos arrozeiros. Ele também salientou, entre as novidades que serão apresentadas aos visitantes, a Arena Digital, a área de Drones e a da Indústria 4.0. 

Está sendo estimada a presença de 15 mil pessoas em três dias. Segundo Velho, a 34ª Abertura Oficial da Abertura da Colheita é o maior evento realizado dentro de todas as Embrapas do Brasil. “Esse protagonismo que temos dentro da produção nacional, de 70%, nos traz a obrigação de trazer as ferramentas necessárias para que os produtores tenham sucesso na atividade agrícola”, ressaltou o presidente da Federarroz. 

Ele complementou dizendo que é uma feira de negócios que proporciona uma parte técnica incrível, o maior dia de campo do Rio Grande do Sul, com 50 vitrines tecnológicas, que realmente une uma feira de negócios a uma parte técnica. Ainda, conforme o presidente da Federarroz, este ano, além da colheita da área de arroz, será colhida uma área de soja na lavoura Breno Prates, simbolizando as multiculturas em Terras Baixas. 

A área recebeu duas cultivares de soja e outras quatro cultivares de arroz. A colheita simbólica ocorre no dia 22, às 17h.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro