Produção de soja cai, mas projeção de processamento se mantém em 54,5 milhões/t, diz Abiove
As projeções da entidade para o atual ciclo foram ajustadas em razão dos impactos climáticos no campo
Os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Eduardo Girardi e Eduardo Stuchi, participaram de uma visita aos campos da citricultura espanhóis entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Em três dias na região de Sevilha, eles visitaram fazendas de produção de citros que utilizam alta tecnologia, incluindo poda, colheita mecanizada e alta densidade de plantio, além da maior processadora de suco de laranja da Europa (Don Simon) e o maior processador de frutos frescos da Espanha (Martinavarro).
Eles integraram um grupo formado por integrantes do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), citricultores e viveiristas brasileiros e organizado pela empresa espanhola Agromillora, que também atua no Brasil.
Os pesquisadores também estiveram presentes no DemoCitrus, evento realizado no Instituto Andaluz de Investigación y Formación Agraria, Pesquera, Alimentaria y de la Producción Ecológica (Ifapa), em Las Torres. Na ocasião, além de conhecer os experimentos com avaliação de copas/porta-enxertos e observar demonstrações de maquinário de poda, pulverização e colheita mecanizada, Girardi apresentou palestra sobre os trabalhos de desenvolvimento de porta-enxertos semi e ananicantes pela Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia – UMIPTT Embrapa-Fundecitrus-Fundação Coopercitrus Credicitrus.
“A busca por sistemas de produção de citros mais eficientes sobre plantas nanicas é um dos principais objetivos dos programas espanhóis também, demonstrando que é uma tendência mundial”, comentou Girardi. No último dia, ele seguiu com o grupo para Barcelona, onde visitaram a sede, laboratório e viveiros da Agromillora, maior empresa de micropropagação de plantas frutíferas do mundo com quem a Unidade mantém um contrato de cooperação técnico-científica.
“A viagem permitiu rever o estado da arte da citricultura espanhola e prospectar oportunidades de colaboração como variedades nanicas e mais tolerantes à seca, dois problemas na Espanha também”, concluiu Stuchi.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
As projeções da entidade para o atual ciclo foram ajustadas em razão dos impactos climáticos no campo
Os três novos equipamentos da marca são importados; além de conhecer as máquinas, os visitantes também podem conversar com os especialistas que estão no estande