Seminário mostra benefícios da agricultura sustentável no Pará

19.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Os benefícios da utilização dos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e de Plantio Direto (SPD) foram apresentados no 1º Seminário Integração Lavoura-Pecuária: Tecnologia Sustentável do Agronegócio. Estão previstos debates sobre a recuperação de pastagens, sustentabilidade da agricultura e uso de tecnologia no campo. O encontro ocorreu no município de Paragominas/PA, nesta quarta-feira (19/11).

O sistema ILP é um conjunto de técnicas agrícolas que visa à diversificação e rotação de atividades na propriedade rural, possibilitando a exploração econômica do solo durante todo o ano. Já o plantio direto é uma das formas mais eficazes de produção sustentável, pois a tecnologia empregada tem por base a mínima intervenção física no solo e a rotação de culturas.

De acordo com o chefe de divisão do Programa Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura (ILPS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maurício Oliveira, o sistema de integração desponta como excelente alternativa de diversificação da renda do produtor rural, reduzindo a oscilação de receita do agronegócio. “Isso é possível graças à alternância da lavoura de grãos com pastagens numa mesma área de produção”, destacou.

Cristiane Araujo

Mapa

www.agricultura.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025