Associação Brasileira de Angus defende qualidade da carne no 35º Conbravet

18.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

A Associação Brasileira de Angus (ABA) participou do 35º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (Conbravet) que ocorreu em Gramado/RS. Na ocasião, a Associação Brasileira de Angus defendeu a importância da qualidade da carne bovina a um público de 2,3 mil inscritos. O coordenador do Programa Carne Angus Certificada, Fernando Velloso, participou pela Associação Brasileira de Angus do painel “O que estamos fazendo pela qualidade da carne bovina?”.

Velloso reforçou que o ciclo pecuário tem trazido efeitos nocivos à organização da cadeia produtiva da carne bovina e que o setor vive de forma permanente a avançar e retroceder quanto à estruturação da cadeia produtiva. “Atualmente o mercado está muito bom para o produtor, mas não é um bom momento para a carne vermelha, pois os altos valores do produto levam parte do consumidores a substituírem a carne bovina por outras fontes de proteína animal. De outro modo, os programas e alianças que valorizam a carne de qualidade ficam enfraquecidos pela reduzida disponibilidade de matéria-prima.” O coordenador do Programa Carne Angus Certificada observou, no entanto, que as ações desenvolvidas em prol da qualidade bovina exercidas tanto pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) quanto pela Associação Brasileira de Angus estão alinhadas, e que essa análise foi consenso entre o público participante. “Estas entidades buscam a valorização do produto de qualidade e o fornecimento de produto superior ao consumidor devidamente identificado e certificado.”

O marketing realizado sobre a carne vermelha também foi discutido e chegou-se à conclusão que várias ações envolvendo a carne bovina foram interrompidas pelos altos e baixos do ciclo pecuário. “Muitos cobram que as entidades façam mais marketing da carne vermelha e confundem marketing com propaganda. O desenvolvimento de mercado, o fortalecimento da demanda e do valor de nosso produto são o verdadeiro marketing que devemos fazer”, salientou o representante da ABA.

A Associação Brasileira de Angus participou do evento também com um estande onde apresentou materiais de divulgação dos programas da ABA, entre eles Programa Carne Angus Certificada, Terneiro Angus Certificado e Leilões Chancelados. A supervisora da ABA, Katiulci Santos, também esteve presente.

Informações adicionais sobre a Associação Brasileira de Angus: (51) 3328 9122 / www.angus.org.br

Fonte: Associação Brasileira de Angus/Assessoria de Imprensa Luciana Bueno; (51) 9181 7734

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro