PAC Embrapa impulsiona ações no Meio-Norte

18.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

As ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias da Embrapa Meio-Norte ganharam mais impulso este ano, com o PAC Embrapa. A Unidade teve em 2008 um aporte de recursos na ordem de R$ 2.429.187,67, para desenvolver ações também de capacitação de pessoal, modernização da infra-estrutura e aquisição de equipamentos de laboratório, informática, de campos experimentais e de transporte, além do custeio da gestão.

Na área da pesquisa, a Unidade foi contemplada com recursos para o custeio dos projetos Desenvolvimento da Aqüicultura na Região Amazônica; Genética Populacional do Caranguejo-Uçá; Melhoramento do Algodoeiro para o Semi-Árido do Brasil; Aproveitamento dos Recursos Naturais e Produção Agrícola Sustentável; uso do farelo de Babaçu na Alimentação de Abelhas; Competitividade em Agroenergia; Bancos e Coleções Biológicas para Produção de Biomassa; Alternativas de Matéria-Prima para Produção de Agroenergia; Sistema de Produção de Cana-de-Açúcar para Bioenergia no Nordeste; Caracterização de Matéria-Prima para produção de Energia – etanol e biodíesel -; e Fontes Alternativas e Potenciais de Matéria-Prima para Agroenergia.

A implementação do programa definiu focos e prioridades na transferência de tecnologias. As ações priorizadas que ganharam força são o sistema de integração lavoura-pecuária; produção de leite a pasto, de galinha caipiras, frutas e de hortaliças irrigadas no semi-árido; e caprinocultura.

As boas práticas agrícolas em sistemas de produção foram contempladas com quatro projetos. São eles: Segurança Alimentar e Alimento Seguro; Competitividade da Agricultura Familiar: métodos de irrigação mais eficiente para fruteiras tropicais e hortaliças para o semi-árido; Competitividade da Agricultura Familiar: sistemas de criação de pequenos animais – caprinos, ovinos e aves caipiras; e Investimentos de apoio às ações de transferência de tecnologias.

Os R$ 628.922,00 destinados ao custeio da gestão da Unidade, segundo o chefe adjunto de Administração, Cândido Athaide Sobrinho, estão sendo aplicados na manutenção de prédios, edificações, máquinas, equipamentos e veículos; revitalização de redes elétricas e hidráulica; e conservação de cercas, estradas e vias de acesso aos campos experimentais.

O Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa, em nível nacional, trabalha 10 grandes projetos. São os seguintes: Agricultura Amazônica Sustentável; Segurança Alimentar e Alimentos Seguros; Aproveitamento dos Recursos Naturais e Produção Agrícola Sustentável; Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura Familiar; Avanço na Fronteira do Conhecimento; Agroenergia; Inovação Institucional e Governança; Revitalização e Modernização da Capacidade Intelectual e da Infra-estrutura Física das Unidades; Recuperação da Capacidade Operativa das Organizações de Pesquisa Agrícola; e Monitoramento por Satélite das Obras do PAC e de seus Impactos.

Fernando Sinimbu

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro