Resultados na pesagem intermediária do Centro de Performance CRV Lagoa

17.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Foi realizada recentemente a pesagem intermediária e a primeira mensuração de circunferência escrotal (CE) do Centro de Performance CRV Lagoa, avaliação que é realizada no Confinamento Savegnago, que fica a poucos quilômetros da sede da CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP).

O teste começou em maio, contando em sua terceira edição com 450 animais de nove raças de Corte Zebuínas e Taurinas: Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Angus, Canchim, Senepol e Bonsmara, provenientes de 110 criadores de 12 estados e Distrito Federal.

A Coan Consultoria, dirigida pelo zootecnista Rogério Coan, é a responsável pela consultoria de nutrição animal da avaliação. "Para o CP CRV Lagoa 2009 utilizamos os mais modernos conceitos em nutrição animal, visando basicamente o aumento da eficiência e segurança alimentar. Além disso, tivemos o cuidado de analisar os alimentos que fazem parte da dieta, tendo em vista uma menor emissão de gases metano e carbônico, que agravam o efeito estufa. Isso demonstra nossa preocupação com o desempenho dos animais e também com o meio ambiente", afirma Coan.

"Num único dia, realizamos a pesagem a mensuração de CE. Todas as nove raças participantes obtiveram uma média de ganho de peso entre a pesagem inicial e essa intermediária acima de 1.150 g/dia, o que consideramos mais do que satisfatório para os animais que estão com idade entre 10 e 12 meses. Tivemos animais, inclusive, com 39 cm de CE", avalia Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa.

Prosseguindo com o cronograma, na última semana de setembro será realizada a pesagem final, a segunda medida de CE e a avaliação de todas as outras características. As 12 características avaliadas são: peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo.

"Sempre ressaltamos que a ponderação dessas 12 características formará o Índice CP CRV Lagoa, onde reuniremos as diferentes características em um só valor, prestigiando os animais mais harmônicos, e, assim, ranqueamos os touros. São as mesmas características para todas as raças, sendo diferente a ponderação, que é determinada pelo corpo técnico de cada associação de raça", informa o gerente.

Além de obter a avaliação do animal, outro benefício para o pecuarista ao participar da prova, é que os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT e serem doadores de sêmen. Vinte touros Top Class dos CPs 2007 e 2008 foram escolhidos para serem doadores de sêmen e estão em coleta na Central, com doses disponíveis para pecuaristas de todo o Brasil.

O Centro de Performance CRV Lagoa é uma realização da CRV Lagoa e conta com a parceria do Confinamento Savegnago, Fri-Ribe, Coimma, Riviera, Coan Consultoria, Siltomac, Minerva, Aval, Tru-Test e Ouro Fino, além do apoio das associações das raças participantes.

Fonte: swTH Scuzinet Comunicação & Web - (16) 3237-9197

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025