Termina vazio sanitário da soja no PR e no MT
O governador do Piauí, Wellington Dias, entregou dia 9 de setembro os primeiros 26 tratores Massey Ferguson que serão usados nas pequenas propriedades rurais dos 60 municípios mais carentes, com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A expectativa do governo estadual é que os 169 tratores (65 Massey Ferguson), adquiridos através do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), possibilitarão que os agricultores aumentem a produção sem necessidade de ampliar a área.
Os tratores Massey Ferguson foram adquiridos pelo Governo do Piauí através de licitação vencida pela concessionária Alpha Máquinas. O objetivo do PCPR, mantido em parceria com o Banco Mundial, é apoiar os trabalhadores rurais que produzem pouco por falta de tecnologia.
Potencial de produção
“Queremos criar a idéia de que temos um potencial grande de produção e que precisamos trocar a enxada pela mecanização. Os tratores vão melhorar a renda dos agricultores com um aumento considerável na produtividade de grãos”, afirmou Wellington Dias.
Segundo o governador, os grandes produtores do Piauí, com mais tecnologia, chegam a colher 10 mil kg/ha de milho, enquanto os pequenos, sem tecnologia, produzem no máximo 2 mil kg/ha no mesmo espaço. “Temos que mudar esse quadro”, defendeu Wellington Dias.
Emprego e renda
"Técnicas agrícolas aliadas ao uso do trator podem até triplicar a produção. Não há como combater pobreza rural sem tecnologia. Buscamos melhorar o IDH e ao mesmo tempo gerar emprego e renda", explica Fernando Danda, coordenador da iniciativa governamental.
“O uso do trator será planejado anualmente, para que atenda ao maior número possível de agricultores”, informa o responsável pelo Programa de Combate à Pobreza Rural. Os equipamentos entregues às associações comunitárias serão fiscalizados por um conselho municipal.
Fonte: Governo do Piauí
Divulgação:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura