Região de Jequié, na Bahia, recolhe embalagens vazias de defensivos do campo

25.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A preocupação com o meio ambiente também faz parte das atividades da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura. Nos meses de maio e junho, a Coordenadoria Regional de Jequié, na Bahia, realizou o recolhimento de embalagens vazias de defensivos na região e os resultados surpreenderam os engenheiros agrônomos da Adab envolvidos na ação, desenvolvida em parceria com a Associação dos Revendedores de Agrotóxico do Sudoeste Baiano (Aras).

Em balanço divulgado pela Coordenadoria da Adab, o município com o maior volume de recebimento de embalagens foi Jaguaquara, totalizando 4.989 unidades, seguido de Porto Alegre (2.092), Maracás (897) e Jequié (448). O objetivo da campanha é eliminar o lixo tóxico produzido pelas embalagens vazias de defensivos no campo, dando destinação adequada ao material através da reciclagem. A porcentagem de embalagens contaminadas, em desacordo com a legislação, foi de 6.6%, índice considerado baixo pelo engenheiro agrônomo da Adab, Raimundo Ferreira. “Isso indica que o agricultor, de uma maneira geral, tem conhecimento da legislação e tem responsabilidade social”, avalia. “Os veículos de comunicação e a divulgação pelas revendas diretamente junto aos agricultores, também foram os fatores que contribuíram para o êxito obtido”, diz.

O recolhimento das embalagens faz parte do Projeto Campo Limpo, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Na Bahia, as ações de recolhimento são executadas pela Adab em parceria com as associações de revendedores de defensivos, em cada região do Estado. “Além de ser exemplo na área ambiental, este projeto tem um forte apelo econômico e social na medida em que gera emprego e renda para a população local”, afirma o coordenador do Projeto Campo Limpo na Bahia, Raimundo Ribeiro.

“Acreditamos que a adesão dos agricultores seja maior nas próximas campanhas. Precisamos intensificar as fiscalizações do uso de defensivos e realizar campanhas educativas junto aos agricultores, objetivando, principalmente, o incremento das boas práticas agrícolas”, acrescenta, informando que, no próximo mês, o Inpev vai realizar uma grande campanha nacional pelo recolhimento de embalagens vazias de defensivos e a Bahia já está planejando suas atividades, dando sua contribuição para o equilíbrio ambiental e manutenção da qualidade de vida da população.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025