PR Safra 2025/26: plantio da soja inicia em regiões do Estado
Boletim destaca ritmo desigual da semeadura por falta de chuvas e heterogeneidade nos rendimentos do trigo
O Plano Recupera Rural RS, por meio da Plataforma Colaborativa Sul, promove em setembro e outubro duas formações voltadas à recuperação ambiental e produtiva de áreas rurais afetadas pelos eventos climáticos de 2023 e 2024.
De 22 a 24 de setembro, o curso terá como foco os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e a Restauração Ecológica. Já entre 30 de setembro e 2 de outubro, na Universidade do Vale do Taquari (Univates), será realizada a Capacitação em Restauração Ecológica.
As atividades são destinadas a agricultores, extensionistas e técnicos de assistência técnica rural. As cargas horárias variam entre 15 e 24 horas, combinando conteúdos teóricos e práticos.
A iniciativa é organizada em parceria pela Univates, Emater/RS e Embrapa, com coordenação de Ernestino de Souza Gomes Guarino (Embrapa Clima Temperado) e Elisete Maria De Freitas (Univates).
O Vale do Taquari, uma das regiões mais impactadas pelas enchentes e outros eventos climáticos extremos recentes, será diretamente beneficiado com a realização das capacitações. Para os organizadores, a proposta contribui para aumentar a resiliência socioambiental e preparar agricultores e técnicos para lidar com os desafios de recuperação produtiva e preservação ambiental.
O Plano Recupera Rural RS integra a Plataforma Colaborativa Sul para Mitigação de Efeitos Climáticos Adversos na Agropecuária, uma iniciativa da Embrapa em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
As ações têm como objetivo apoiar a reconstrução das atividades rurais, estimular práticas sustentáveis e fortalecer a agropecuária gaúcha diante das mudanças climáticas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura