Ação contra pesticidas falsificados prende 23 suspeitos
Operação Pesticida mobilizou 250 agentes e revelou estrutura interestadual de adulteração e comércio ilegal
O pulgão-do-algodoeiro (Aphis gossypii) é uma das principais pragas do cultivo do algodão. Pela facilidade de se multiplicar, apenas uma safra pode sofrer diversas gerações do inseto, cujo ciclo de vida completa-se num intervalo de 7 a 10 dias, quando em condições ideais.
“O pulgão deforma as folhas da planta e freia seu crescimento. Também dificulta a fotossíntese, ampliando os obstáculos para que a planta se desenvolva plenamente”, explica o agrônomo Luiz Henrique Marcandalli, head de marketing da Rainbow Agro.
Pequeninos e podendo ter coloração variada do amarelo ao verde, os pulgões possuem aparelho bucal sugador, o que permite picar a planta para se alimentar da seiva. Eles são responsáveis por liberar na folha um líquido açucarado atrativo para formigas, que cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de fumagina, resultante da ação do fungo Capnodium spp.
O inseto pode, ainda, transmitir microrganismos causadores de enfermidades que amplificam os problemas econômicos e de produtividade – em casos severos, até 40% da produção podem ser comprometidos. Entre as principais doenças das quais é vetor estão o mosaico das nervuras (Vein mosaic virus) e o vermelhão do algodoeiro (Cotton anthocyanosis virus). O clima preferido para proliferação é composto por alta temperatura e baixíssima umidade.
“Em termos produtivos e econômicos, o pulgão reduz a qualidade da fibra do algodão. O líquido meloso liberado pelo inseto, chamado de “honeydew”, torna as fibras mais pegajosas, impactando o valor no momento em que o produtor comercializa o algodão”, explica o agrônomo. Sticky cotton é o nome dado ao algodão impactado pela mela produzida pelo pulgão.
O prejuízo em produtividade também se dá pelos custos necessários para o controle do pulgão. Juntamente com outros sugadores, o pulgão-do-algodoeiro é alvo de 40% das pulverizações com inseticidas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura