Progênie traz da Itália nova opção de genética para a raça Marchigiana

06.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa Marchigian

A seleção de touros para inseminação artificial na Itália, inicia-se com a escolha dos melhores bezerros, aos cinco meses de idade, pelos técnicos da ANABIC. Os selecionados são encaminhados para o Centro Genético em Perugia onde realizam bateria de exames sanitários e aos 6 meses de idade inicia-se a prova de performance, recebendo o mesmo manejo e pesados periodicamente e, aos 12 meses encerra-se com a avaliação morfológica e compilação dos dados de desempenho. Após análise criteriosa, os resultados são apresentados e os destaques são destinados à coleta de sêmen para utilização na inseminação artificial na Itália e outros países.

Vale salientar que o IST (índice de seleção de touro) tem o valor de “100”, como parâmetro e, o touro URTO está 23.6 pontos acima da média dos melhores reprodutores Marchigiana da Itália. Urto apresenta genealogia aberta em relação ao nosso rebanho, sendo então, uma nova e ótima opção para acasalamento direcionado e melhoramento genético da raça Marchigiana no Brasil.

A Progênie Genética e Consultoria iniciou o processo de importação de doses de sêmen de URTO e de outros touros já conhecidos e utilizados com excelentes resultados em nosso país: Uragano, Quebec, Ponzio e Paolo.

A raça Marchigiana no Brasil apresenta elevado padrão morfológico e racial e a chegada dessa importante genética, contribuirá muito para a continuidade do aprimoramento da seleção de animais puros de origem(PO) e assim beneficiará os produtores de bezerros de qualidade os conhecidos - Branco no Branco , ou seja, a cruza Marchigiana x Nelore.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025