Praga de lagarta Rachiplusia nu preocupa produtores de soja no Oeste da Bahia

Engenheiro agrônomo alerta sobre possíveis avanços da praga e destaca importância do monitoramento integrado de pragas (MIP) para manejo adequado

24.04.2023 | 10:45 (UTC -3)
Cultivar, com informações de Fernanda Campos

A lagarta Rachiplusia nu é motivo de preocupação para os produtores de soja no Oeste da Bahia, segundo alertou o engenheiro agrônomo Luis Kasuya (na foto acima), da Kasuya Inteligência Agronômica. Embora não tenha causado grandes problemas na última safra, o pesquisador recomenda que os agricultores monitorem suas lavouras de soja IPRO ou convencional, já que a praga pode trazer alto índice de desfolha às variedades IPRO, adotadas quase unanimemente pelos sojicultores da região.

No ano passado, a Kasuya Consultoria fez aplicação estratégica de inseticida em alguns talhões, em virtude da presença da Rachiplusia nu, numa área da oleaginosa na Bahia monitorada pela empresa. Kasuya destaca que o monitoramento integrado de pragas (MIP) é essencial para o manejo não só da Rachiplusia nu, mas também de outras lagartas, como a Spodoptera frugiperda.

Várias consultorias atuantes na fronteira agrícola também reportaram registros de presença e pressão da Rachiplusia nu, principalmente em lavouras dos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Paraná. Kasuya ressalta que, se a praga entrar na lavoura na fase vegetativa, será fácil controlar, mas se aparecer na fase reprodutiva, quando a soja já “fechou”, haverá necessidade de mudar a estratégia, inclusive a tecnologia de aplicação.

Por ser uma lagarta com ação desfolhadora, é fundamental evitar perdas foliares na cultura. Segundo Kasuya, variedades mais modernas de soja têm baixo índice de área foliar (IAF). Por isso, ele recomenda preservar a área foliar das plantas e manter elevadas as taxas fotossintética e da massa de mil grãos (MMS), que interferem positivamente na produtividade das lavouras.

Mais informações sobre a Rachiplusia nu podem ser obtidas na matéria publicada pela Revista Cultivarresistência de lagarta à soja Bt preocupa produtores de MS.

Rachiplusia nu - Foto: divulgação AgBiTech
Rachiplusia nu - Foto: divulgação AgBiTech

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro