Syngenta informa sobre lançamento do Arvatico

Fungicida e nematicida microbiológico, produto é usado para tratamento de sementes e sulco; especialmente nas culturas de soja, milho e algodão

21.04.2023 | 16:19 (UTC -3)
Cultivar, com informações Syngenta

A Syngenta Proteção de Cultivos distribuiu nota à imprensa comunicando o "lançamento" de Arvatico, "exclusivo fungicida e nematicida microbiológico composto por organismos que aumentam seu espectro de ação". O produto é recomendado para o controle de nematoides e doenças em todas as culturas. Inicialmente, o foco da empresa será em tratamento de sementes de soja, milho e algodão.

“O Arvatico possui como princípio ativo o Bacillus velezensis, que protege as raízes desde a emissão até o final do ciclo da cultura por meio de biofilme e metabólitos que atacam os nematoides e fungos, além do efeito de promotor de crescimento”, explica Carlos Tonet (na foto acima), gerente de marketing de seedcare da Syngenta.

O produto está registrado para uso em todas nas culturas no controle de: Fusarium solani, Heterodera glycines, Macrophomina phaseolina, Meloidogyne incognita, Pratylenchus brachyurus e Rhizoctonia solani.

Sobre o Bacillus velezensis

De acordo com documentação técnica, Bacillus velezensis é uma bactéria aeróbia de vida livre encontrada no solo, Gram-positiva, formadora de endósporos, que produz moléculas surfactantes e que promove o crescimento das plantas, induzindo a resistência sistêmica a patógenos.

Inúmeras cepas dessa espécie suprimem o crescimento de patógenos microbianos, incluindo bactérias, fungos e nematoides.

Análises filogenéticas mostram proximidade às espécies Bacillus atrophaeus, Bacillus mojavensis, Bacillus subtilis, Bacillus vallismortis e Bacillus amyloliquefaciens. Com base em análises filogenéticas, várias espécies de Bacillus foram reclassificadas como B. Velezensis.

Sobre o Arvatico

Arvatico é a marca do pesticida que contém a bactéria Bacillus velezensis (isolado CNPSo 3602). A marca está registrada em diversos países. Por exemplo, na Suíça com prioridade em 30 de dezembro de 2019; no Brasil, em 31 de janeiro de 2020.

O Ministério da Agricultura registrou o produto em 29/01/2021, sob a marca Bionema. Em 15/07/2022 passou a chamar-se Arvatico. E, em 3/8/2022, foi vendido para a Syngenta.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro