Nanofert anuncia novo CEO e aposta em crescimento no Brasil
Nova gestão impulsiona expansão de nanofertilizantes para agricultura sustentável
O Departamento de Economia Rural (Deral) divulgou, nesta terça-feira (12), o panorama das condições de tempo e cultivo entre 5 e 11 de agosto no Paraná. Segundo o órgão, a colheita do café e do milho de segunda safra está praticamente concluída, enquanto o plantio do arroz irrigado e da nova safra de batata já começou em algumas regiões.
De acordo com o levantamento, 89% da área de café já foi colhida. A qualidade da bebida é considerada boa e o rendimento está dentro do esperado, mesmo em regiões que sofreram com geadas em junho. O tempo seco favoreceu a conclusão dos trabalhos, embora chuvas esparsas tenham atrapalhado a secagem em alguns municípios.
O milho segunda safra também está na reta final, com 80% da área colhida. A produtividade é satisfatória na maioria das lavouras, superando as expectativas em alguns casos, apesar de perdas localizadas provocadas por estiagem e geadas. Há tendência de aumento da área para o milho de verão, ocupando espaço que antes era destinado ao feijão.
A colheita da batata está em 92% da área e o preparo do solo para a próxima safra está em andamento. Em algumas regiões, o plantio já começou, inclusive fora do zoneamento agrícola, como estratégia para aproveitar janelas de mercado.
O trigo segue majoritariamente nas fases de floração e frutificação. As chuvas recentes melhoraram o potencial produtivo e permitiram o avanço dos tratos culturais, com controle de ferrugem e oídio. Não houve danos expressivos das geadas mais recentes, mas perdas pontuais foram registradas em áreas sensíveis.
O boletim do Deral também destacou:
O Deral ressalta que, apesar das adversidades climáticas registradas no inverno, as chuvas recentes têm contribuído para a recuperação de diversas culturas e para o avanço das operações de campo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura