Plantio da soja no Tocantins começa dia 1º de outubro

A janela de plantio segue até 8 de janeiro de 2024

28.09.2023 | 13:38 (UTC -3)
Mateus Soares
Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins
Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

A poucos dias para o término do vazio sanitário da soja, que encerra neste sábado, 30, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) anuncia o início da janela de plantio da soja sequeiro a partir de 1º de outubro. A medida seguirá até o dia 8 de janeiro em todo o Estado.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, os produtores precisam declarar o cultivo junto à Adapec. “Esse cadastro com os dados das propriedades dos produtores serve para que possamos ir em todas as lavouras de soja, a fim de monitorar a ferrugem asiática e outras pragas no plantio”, alerta Cleovan Barbosa.

A referida documentação para o cadastramento da área que será plantada está disponível no endereço eletrônico to.gov.br/adapec. Após preencher os formulários e efetuar o pagamento, o sojicultor deverá entregá-los no escritório da Adapec do seu município, em um prazo máximo de cinco dias úteis após o início da janela de plantio.

Dados

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra de 2022-2023 houve uma produção de 4,6 milhões de toneladas de soja no Tocantins. No mesmo período, foi plantada uma área de 1.247.500 hectares de soja sequeiro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro