Plantio da canola é concluído e plantas apresentam boa sanidade no RS

Estimativa de cultivo de canola no Estado para a safra 2022 é de 48.457 hectares

21.07.2022 | 17:45 (UTC -3)
Rejane Paludo/Emater/RS-Ascar
Estimativa de cultivo de canola no Estado para a safra 2022 é de 48.457 hectares. - Foto: Deise Froelich
Estimativa de cultivo de canola no Estado para a safra 2022 é de 48.457 hectares. - Foto: Deise Froelich

A semeadura da canola nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul foi concluída. A estimativa de cultivo de canola no Estado para a safra 2022 é de 48.457 hectares. A produtividade estimada é de 1.885 kg/ha, segundo o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira (21/07) pela Emater/RS-Ascar.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a retomada das chuvas propiciou a execução da adubação nitrogenada em cobertura, que estava aguardando melhores condições de umidade no solo. Em parte das lavouras, foi necessário o controle de plantas invasoras, principalmente o azevém. Houve relatos de danos isolados de lavouras com ataque de Corós, causando amarelecimento e morte de plantas, mas, de modo geral, não se observou, até o momento, nenhum evento significativo que altere a expectativa inicial de produtividade para a cultura.

Na região de Santa Rosa, as lavouras de canola encontram-se 51% em desenvolvimento vegetativo, 34% em floração, e 15% em formação do grão. O aspecto das lavouras é adequado, com boa sanidade das plantas. A maior parte das lavouras já recebeu a cobertura de ureia, e o controle da lagarta traça das crucíferas (Plutella xylostella) foi eficiente. Em São Luiz Gonzaga, foi verificado prejuízo em algumas lavouras devido às chuvas em excesso, e algumas áreas foram afetadas por geadas, sendo que alguns agricultores acionaram a cobertura do Proagro. No entanto, esses cultivos seguem monitorados em função da possibilidade de recuperação característica da cultura.

Culturas de inverno

Trigo

A cultura está em fase final de semeadura. A estimativa de cultivo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. De modo geral, no período entre 11 e 17 de julho, o excesso de umidade nas lavouras proporcionou poucos momentos possíveis de acesso para a semeadura ou tratos culturais. A estimativa atual de implantação é de 90% na média estadual. Há expectativa de que a área projetada seja semeada até o final do mês de julho. Contudo, houve atrasos e dificuldades de plantio nas regiões da Campanha, Campos de Cima da Serra, Centro e Sul do Estado, onde a recorrência de chuvas impediu a progressão da operação.

Parte dos cultivos apresenta falhas de estande devido ao excesso de umidade no solo pós-semeadura, situação que pode ser parcialmente compensada pelo estímulo ao perfilhamento com aporte de nitrogênio. Os produtores com lavouras bem estabelecidas estão animados com o potencial produtivo e os preços elevados, programando uma nova aplicação nitrogenada para a fase de alongamento.

No aspecto fitossanitário, houve problemas pontuais com a incidência de insetos e pragas. Não houve relatos de doenças, mas o clima úmido demanda atenção para o risco de ocorrência de manchas foliares, especialmente nas lavouras onde foi cultivado trigo na safra de inverno anterior.

Cevada

A estimativa de cultivo de cevada no Estado para a safra 2022 é de 36.727 hectares. A produtividade estimada é de 2.958 kg/ha.

Aveia branca grãos - A estimativa de cultivo de aveia branca no Estado para a safra 2022 é de 392.507 hectares. A produtividade estimada é de 2.217 kg/ha. A cultura está em implantação, com semeadura prejudicada pela recorrência de chuvas na região Central do Estado.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024