Divulgado o mapeamento da safra 2021 de café em Goiás

Neste mapeamento, foram identificados 7.237,7 hectares de café em Goiás relativos à safra 2021

20.07.2022 | 14:40 (UTC -3)
Conab
Neste mapeamento, foram identificados 7.237,7 hectares de café em Goiás relativos à safra 2021. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
Neste mapeamento, foram identificados 7.237,7 hectares de café em Goiás relativos à safra 2021. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

Já está disponível no Portal de Informações Agropecuárias o mapeamento da safra 2021 de café em Goiás. O estudo mensura a cultura de forma objetiva, com a análise direta de dados gerados por satélite, o que melhora a segurança na análise técnica e na geração de inteligência agropecuária. O Portal de Informações é mantido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a fim de dar maior transparência aos dados e à metodologia adotada, facilitando o acesso para todos os cidadãos.

Neste mapeamento, foram identificados 7.237,7 hectares de café em Goiás relativos à safra 2021. Os dados compreenderam os meses de julho de 2020 a julho de 2021. Esse recorte temporal permitiu diferenciar a cultura de café, que tem cultivo de caráter permanente, das culturas temporárias.

Por meio do estudo, foi possível identificar características como: manejo irrigado, espaçamento entre plantas, carreadores e outros. Os dados coletados por satélite também permitem analisar o comportamento espectral das plantas – técnica que possibilita medir o nível de estresse hídrico por meio de cálculos matemáticos que avaliam a forma como a luz é refletida pelas folhas, e com isso conseguem prever estatisticamente possíveis quebras na safra.

Para a Conab, é essencial associar a coleta de dados feita de forma objetiva (a exemplo deste mapeamento) com aquela realizada de maneira subjetiva, por meio de entrevistas com produtores e entidades parceiras. Por meio do cruzamento de todas essas informações obtidas é possível alcançar um conhecimento com maior segurança, completo e transparente a respeito da safra brasileira.

Especificação técnica

O mapeamento foi realizado por meio de imagens de satélite de alta resolução, com base na geolocalização dos estabelecimentos de café acompanhados pela Conab. A classificação das áreas foi realizada a partir do cruzamento das informações de campo anteriormente levantados pela Conab com a interpretação visual das imagens de satélite. A vetorização foi realizada manualmente no software QGIS em imagens SENTINEL-2.

Acesse o mapeamento

É possível fazer o download do mapeamento da safra de café 2021 em Goiás no Portal de Informações Agropecuárias. Selecione o produto e o estado nos campos de busca e confira.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024