Piloto perde a vida em acidente com avião agrícola no RS

04.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

Um trágico acidente tirou a vida do piloto aeroagrícola Wagner Patta, de 33 anos, na sexta feira (30/01), enquanto ele realizava a aplicação de defensivos agrícola em uma plantação de soja, no interior da cidade de Cruz Alta/RS. O avião Cessna, prefixo PT-TRA, o qual pilotava, acabou colidindo contra os cabos da rede elétrica antes de cair.

Filho do diretor do SNA – Sindicato Nacional dos Aeronautas, Cláudio Patta, e também neto de piloto, Wagner formou-se em Ciências Aeronáuticas, pela PUC/RS, e era considerado um dos mais habilitados pilotos da aviação agrícola nacional. Acumulava mais de 4 mil horas de voo, realizando a atividade pela qual, segundo familiares e amigos, era totalmente apaixonado.

Morando há 3 anos em Cruz Alta, com a mulher, a advogada Giovana Patta, o piloto dirigia a filial da empresa Terra Aviação Agrícola, da qual era sócio-proprietário, na cidade. O amigo e sócio Júlio Kämpf, atual presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), lamentou profundamente a fatalidade, salientando o obstáculo que as redes de eletrificação rural representam para o piloto aeroagrícola.

A perda repentina chocou familiares, amigos e todo o setor aeroagrícola, tanto no Brasil como no exterior, onde havia ministrado cursos para pilotos, no ano passado, em países como Estados Unidos e Canadá.

O velório e sepultamento aconteceram no sábado (dia 31), no Cemitério Municipal da cidade de Cachoeira do Sul, em meio a muita comoção dos familiares e amigos presentes. Em uma homenagem emocionante, pilotos em cinco aeronaves agrícolas sobrevoaram o local, lançando fumaça branca e realizando acrobacias que simbolizavam o último adeus ao amigo e colega de profissão.

A família aeroagrícola está de luto, lamentando profundamente o acidente ocorrido. À sua esposa, pais, demais familiares e amigos, oferecemos as mais sinceras condolências e os votos de que Deus possa lhes dar a força e a coragem necessárias para seguir em frente.

FONTE: SINDAG

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025