Inseticida da DuPont é mostrado no MS
A Comissão de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), os representantes da Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) e da Organização das Cooperativas Brasileiras de MS (OCB/MS) conversam na manhã do último dia do Showtec 2009, que acontece em Maracaju/MS, sobre a política fiscal dos produtos agrícolas para Mato Grosso do Sul.
Conforme o assessor de agricultura da entidade, Lucas Galvan, foram convidados apenas os membros da Comissão de Agricultura e entidades parceiras. A reunião discutirá principalmente o aumento da pauta fiscal dos produtos agropecuários e também a lei Kandir.
À tarde, o vice-presidente da FAMASUL, Eduardo Riedel, debate com membros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), OCB/MS, Aprosoja/MS e da Seprotur sobre a situação da safra de MS. A preocupação da entidade está no prejuízo dos produtores rurais das regiões atingidas pela estiagem. No período da tarde, além dos membros da comissão e representantes de entidades agropecuárias, participam produtores dos municípios de Dourados, Bataiporã, Laguna Carapã, Douradina, Caarapó, Sidrolândia, Rio Brilhante, Maracaju e Deodápolis.
Nesta quarta-feira, último dia do Showtec, que começou na última segunda-feira (02), os pesquisadores da Fundação MS e da Embrapa, da MN Agropecuária e da CM Florestal promovem os giros tecnológicos. Serão apresentadas novas variedades de sojas mais produtivas para o MS, a otimização do uso de fertilizantes frente aos preços atuais, consórcio do milho safrinha/pastagens: "como fazer e cuidados", Milho BT: Uso correto da tecnologia, algodão como uma opção para o MS, cana como uma opção para o MS e reflorestamento como uma opção para o MS.
Os sistemas de integração Lavoura-Pecuária serão apresentados a tarde com informação sobre adubação e manejo de pastagem e plantio direto, espécies forrageiras e suas características, consórcio milho safrinha e linhas de crédito.
O SHOWTEC 2009, maior evento tecnológico do agronegócio de Mato Grosso do Sul, acontece de 2 a 4 de fevereiro, das 8h às 18h na Sede da FUNDAÇÂO MS no município de Maracaju.
Nesta edição, o evento contou com a demonstração de 61 variedades de soja, com o lançamento de mais de 18 novas variedades, 109 híbridos de milho, sendo 23 lançamentos, 12 cultivares de sorgo e 3 de girassol, 45 demonstrações de agroquímicos, com lançamentos de dois novos inseticidas e um novo fungicida e tecnologias para a agricultura familiar como mais de 60 espécies de plantas medicinais, fruticultura, holericultura, plantas forrageiras solteiras e consorciadas, entre outras novidades.
O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de MS). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sebrae, Sicredi, OCB/MS, Prefeitura de Maracaju e Aprosoja/MS apóiam o evento.
Informações no site da Fundação MS (
) ou pelo telefone (67) 3454-2631.
Fabiane Sato
Sato Comunicação
(67) 3042-0112/ 3029-0113
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura