Adição de biodiesel ao diesel pode subir para 4% ainda em 2009

03.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

O percentual de biodiesel adicionado ao óleo diesel pode ser aumentado em 1% ainda este ano. O diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, informou que o governo federal estuda ampliar de 3% (B3) para 4% (B4) a mistura com o combustível renovável.

“As análises mostram que teríamos condições de antecipar, eventualmente, o B4 para esse ano. Conversamos sobre o assunto com o ministro [de Minas e Energia, Edson Lobão], que pediu um estudo mais aprofundado para examinar todas as alternativas e o risco”, afirmou Lima. “Estamos nesse pé”, completou.

Segundo o diretor, o país é capaz de produzir matéria prima suficiente para dar conta da nova demanda. Na estimativa da agência, o Brasil pode produzir até 3 bilhões de litros de biodisel, mais que o dobro da quantidade consumida em 2008 (1,1 bilhão de litros). “A decisão agora é do ministério”, reforçou Lima.

O superintende de abastecimento da ANP Edson Silva também disse que a mudança pode reduzir a importação de diesel. Embora a dependência externa tenha subido de 9,8% em 2007 para 12,7% no ano passado, a adição de 3% representou uma economia de U$ 1 bilhão.

Ainda de acordo com o diretor geral da ANP, o B4 ficará de fora do próximo leilão de biodisel, previsto para depois do carnaval. No entanto, pode entrar na segunda concorrência, sem data marcada.

O consumo de combustíveis bateu recorde em 2008, com crescimento de 8,4% em relação ao ano anterior. O consumo de álcool (etanol) puxou o resultado. O Brasil consumiu 19,5 bilhões de litros do produto. O montante representa um crescimento de 28,8% na comparação com o ano de 2007.

Isabela Vieira,

Agência Brasil

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025