Pesquisador da Embrapa é um dos relatores do Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural

18.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Joana Silva

O pesquisador Paulo Cruvinel, da Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) é relator do 4º Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural, junto com um representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Grupo Consultivo Internacional para Pesquisa Agrícola (CGIAR). O evento ocorre no dia 18 de junho, no Centro de Convenções Sulamérica, paralelamente a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, que vai até 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é garantir que a visão de uma economia verde inclui passos claros para a construção de um sistema sustentável de alimentos. Na programação há participantes como o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Vieira Teixeira; o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o diretor-presidente e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Pedro Arraes, e Maurício Lopes, respectivamente, além de representantes de organismos internacionais, como o Banco Mundial.

De acordo com o pesquisador Paulo Cruvinel, o relatório elaborado por ele e pela empresa privada R3ZIS, com base nos resultados da COP 15, COP 16 e COP 17, contendo recomendações para o monitoramento de risco no ambiente agrícola e florestal, bem como mercado de carbono e agricultura de países tropicais, foi a base para a decisão de se desenvolver o Dia da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (ARDD) no Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20. Ele esclarece que a ação no Brasil é coordenada por Filipe Teixeira, chefe da Secretaria de Negócios da Embrapa, a empresa R3ZIS, e pelas instituições internacionais FAO, CIAT, CGIAR, IFPRI, CIFOR e o CIMMYT.

O Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural é patrocinado e organizado por mais de 15 instituições ligadas ao tema. O evento foi realizado em 2009, 2010 e 2011 em Copenhague, Cancún e Durban, respectivamente, ao lado Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC) COP 15, 16 e 17.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025