ESALQ promove Simpósio e destaca metodologias de avaliação dos micronutrientes

15.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

O professor da Universidade de São Paulo, USP, Marcos Kamogawa debaterá no dia 06 de Julho, às 10h10 sobre o tema: “Metodologias de avaliação do Magnésio no solo x nutrição da planta”. Ele será um dos destaques no Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio, programado para os dias 04 a 06 de julho, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP - Piracicaba/SP. Kamogawa irá apresentar ao público as metodologias atuais de avaliação de micronutrientes e magnésio, com fundamentações de química de solo e absorção da planta.

Kamogawa explica que a principal discussão será nos problemas de cada metodologia e como isso pode refletir na planta. “A metodologia química para avaliar o magnésio no solo deve simular a capacidade de absorção de uma planta, ou seja, absorver espécies na forma iônica, solúveis e disponíveis na solução do solo. As metodologias atuais realizam isso, com algum grau de comparação”.

Inicialmente serão apresentadas as metodologias existentes, discutindo as principais. Dessas, Kamogawa irá aprofundar os conceitos apresentando os fundamentos de cada uma. “Com os fundamentos apresentados, irei discutir os principais problemas de cada metodologia, isso implica em recomendações erradas, problemas na interpretação e até mesmo na nutrição da planta”, finaliza.

O Simpósio sobre Micronutrientes e Magnésio é promovido em parceria pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz (FEALQ) e pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), sendo palco para a difusão de conhecimento prático e técnico, aliando experiências de renomados profissionais no setor com as tendências desse campo e os rumos das mais novas e relevantes pesquisas da área.

A palestra “Metodologias de avaliação do Magnésio no solo x nutrição da planta” será realizada no dia 6 de julho, às 10h10, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP, em Piracicaba (SP).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro