Pesquisador colombiano faz visita técnica à Embrapa

09.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

No período de 12 a 16 de agosto, o pesquisador Javier Orlando Orduz Rodríguez, da Corporação Colombiana de Pesquisa Agropecuária – Corpoica, estará na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para uma visita técnica em citricultura e fruticultura tropical.

Segundo o pesquisador Francisco Laranjeira, gestor do Núcleo de Relações Internacionais da Unidade, o objetivo do visitante é “fazer um intercâmbio de conhecimentos e conhecer o estágio atual das nossas pesquisas com frutas tropicais, em especial lima ácida Tahiti”.

No primeiro dia, Javier Orduz vai ministrar um seminário sobre a produção de frutas na Colômbia e os resultados da investigação com citros em regiões tropicais e vai visitar os campos experimentais de citros e o Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura, que mantém 647 acessos de citros, destacando-se mundialmente por sua localização tropical e que é a principal fonte de variabilidade genética para o programa de melhoramento de citros da Unidade.

Viagem

Na terça-feira, o pesquisador Orlando Passos, que também coordena a visita, acompanha o visitante a três áreas produtoras de citros em Inhambupe, no Território de Identidade Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte da Bahia, o maior polo citrícola do estado. Serão percorridos os pomares de laranja, tangerina e lima ácida Tahiti que ocupam 917 hectares com 453 mil plantas da Fazenda Gavião e o viveiro Citrograf, que tem produção anual de 150 mil mudas em ambiente telado, cujo material genético é oriundo da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Já na Fazenda Nossa Senhora do Bom Sucesso I, será visitado o pomar com mais de 200 mil plantas e o packing house de 1.000 m², equipado e capacitado para processar quatro contêineres de fruta por semana. A fazenda tem área cultivada de lima ácida Tahiti superior a 500 hectares e pertence à Itacitrus que é, atualmente, a maior exportadora de frutos dessa espécie no Brasil.

De volta a Cruz das Almas, as discussões com pesquisadores da Equipe Citros vão abordar manejo de pomares de lima ácida, irrigação, fertirrigação, micropropagação e conservação de germoplasma, desafios fitossanitários e o programa de melhoramento de citros da Embrapa. Orduz fará contato ainda com pesquisadores das equipes Citros, Maracujá, Abacaxi, Banana e Mamão.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro