Palestrante aborda cuidados com solo e recuperação de pastagens, em Bataguassu/MS

27.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Michelle Araújo

Durante o ciclo de palestras do Programa Mais Pastagem, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS que ocorre nessa quarta-feira (27), em Bataguassu/MS, o engenheiro agrônomo e palestrante, Armindo Kichel, fala sobre os cuidados que os produtores devem ter com o solo e a relevância da recuperação de pastagens.

De acordo com Kichel, os principais fatores da degradação da pastagem no Brasil e baixa rentabilidade, acontecem devido os investimentos mínimos. “A escolha da espécie forrageira, o manejo de sub e superpastejo, e toda a formação da pastagem não possuem custo algum. E para se controlar pragas, erosão, águas e invasoras, gasta-se cerca de 5% da receita bruta do fazendeiro, enquanto que aconselha-se para a reposição de nutrientes, um investimento de 15 a 30% da receita”, explica o engenheiro agrônomo.

“Além dos números de investimentos citados pelo palestrante, orientamos por meio do Programa Mais Floresta, o desenvolvimento do sistema silvipastoril, que além de oferecer sombra ao gado, é provado cientificamente que com a pastagem adequada, causa a engorda do gado, o que agrega valor à carne e aumenta a rentabilidade do pecuarista”, afirma Clodoaldo Martins, superintendente do Senar/MS.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro