Agro CFM indica o passo a passo na hora da compra de touros Nelore
O Prêmio Agroambiental Monsanto – Troféu Professor Ernesto Paterniani , que está em sua terceira edição, tem o objetivo de estimular a reflexão e o desenvolvimento de novas propostas para a agricultura que alimenta a população global crescente e que depende de recursos naturais e vitais para o planeta. “Queremos fomentar a criatividade e a engenhosidade para superar o desafio de ampliar a produtividade e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, afirma André Dias, presidente da Monsanto do Brasil.
"Temos um papel importante desde o início das pesquisas para o desenvolvimento tecnológico da agricultura, contribuindo para o aumento da produtividade das lavouras com diminuição do impacto no meio ambiente. Com o prêmio, continuamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, diz Rodrigo Almeida, diretor de Assuntos Corporativos da Monsanto.
Além da tradicional premiação estabelecida nas edições anteriores, a Monsanto concederá, nesta edição, o Prêmio Especial Boas Práticas. “O reconhecimento será dado ao projeto, inscrito em qualquer uma das categorias, que melhor apresentar boas e novas práticas voltadas a pequenos agricultores, com potencial para serem imediatamente disseminadas”, explica Geraldo Berger, diretor de Regulamentação da empresa.
O Prêmio Agroambiental Monsanto possui duas categorias:
- Estudante: Brasileiros ou estrangeiros matriculados em cursos dos níveis técnico, superior em tecnologia, graduação ou pós-graduação (lato sensu), devidamente matriculados no ano letivo de 2012, com o auxílio (opcional) de um professor orientador pertencente à mesma instituição de ensino.
- Pesquisador: Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, com o auxílio (opcional) de um professor orientador pertencente à mesma instituição de ensino, dentro dos seguintes perfis:
- Estudantes no nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, com matrícula vigente em 2012 em instituições brasileiras;
- Pesquisadores já formados nos níveis de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
Os projetos participantes deverão ser inéditos no Brasil e estar inseridos na área agroambiental, abrangendo um ou mais dos seguintes temas:
Agronomia, Biotecnologia e Ecologia: soluções inovadoras para as questões agrícolas no Brasil, com o objetivo de alcançar maior produtividade, menor uso de insumos, maiores ganhos para o agricultor e alimentos mais saudáveis, entre outras;
Biologia e Gestão Ambiental: contribuições para monitorar e aprimorar a integração do meio ambiente com os sistemas produtivos, com vistas a um melhor e mais correto desempenho ambiental para garantir as necessidades das gerações futuras;
Direito: desafios e soluções rumo a um sistema jurídico mais ágil, alinhado com o conhecimento científico e que garanta os direitos da sociedade;
Novas ideias: projeto inovador, nada ainda imaginado, que englobe ou não os temas anteriores e que tenha impacto positivo na sustentabilidade da agricultura brasileira baseada em novas tecnologias.
As inscrições vão até esta sexta-feira, 29 de junho, e podem ser feitas no site
.
O Prêmio Agroambiental Monsanto conta com a parceria da Sociedade Rural Brasileira (SBR), Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Inscrições dos projetos: até 29 de junho de 2012
Entrega dos projetos: até 10 de agosto de 2012
Julgamento dos projetos: Primeira quinzena de setembro de 2012
Divulgação dos finalistas: Segunda quinzena de setembro de 2012
Evento de premiação: Outubro de 2012
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura