A australiana Nufarm reuniu na cidade de Marabá, no Estado do Pará, sua equipe técnica atuante na cultura de pastagem. O encontro contou com a presença da liderança da companhia no Brasil e foi dedicado a atividades de treinamento em torno de estratégias de manejo de plantas daninhas recomendadas para a safra em andamento, baseadas nos herbicidas de alta tecnologia Tucson, Texas, Tractor, Nufuron e Pique, entre outros.
De acordo com Fernando Manzeppi, engenheiro agrônomo e diretor executivo de marketing da Nufarm, uma das inovações que a companhia australiana traz ao mercado de pastagem no ciclo 2017-18 é o aplicativo NuPasto. Trata-se, segundo ele, de uma plataforma tecnológica baseada na integração entre aplicativo para celular e tablets e drones.
“NuPasto é uma ferramenta que permite ao pecuarista monitorar o cenário de infestação por plantas daninhas”, resume Manzeppi. “A partir de dados coletados pelos drones, o sistema emite relatórios e orienta o corpo técnico da Nufarm a formular as recomendações técnicas mais adequadas ao controle de plantas invasoras, segundo o perfil de cada propriedade”, explica.
De acordo com o executivo, o pecuarista usuário do NuPasto recebe em tempo real vídeos e fotos, realizados pelos drones, que possibilitam o monitoramento permanente da propriedade em relação à presença de plantas daninhas, “bem como o gerenciamento eficaz das aplicações de herbicidas”, diz Manzeppi.
Outro ponto alto do evento de Marabá foi a palestra proferida pelo professor Juliano Rezende, das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), com ênfase no sistema produtivo da pastagem desde a análise do solo até o manejo de espécies gramíneas.