NEXAT System Tractor leva medalha de ouro na Agritechnica 2022

Definida pela empresa como um "sistema holístico de produção vegetal", a NEXAT parece ser um grande trator com formato curioso, que pode acoplar módulos para trabalhar em diferentes etapas de cultivo

03.02.2022 | 18:22 (UTC -3)
Cultivar
Fotos © NEXAT GmbH -- www.nexat.de
Fotos © NEXAT GmbH -- www.nexat.de

Definida pela empresa como um "sistema holístico de produção vegetal", a NEXAT parece ser um grande trator com formato diferente, que pode acoplar módulos para trabalhar em diferentes etapas de cultivo

Com 164 inscrições qualificadas, o principal esquema de prêmios de inovação para a indústria internacional de máquinas agrícolas anunciou um vencedor do prêmio de ouro e 16 de prata. Uma inovação recebeu medalha de ouro e 16 inovações receberam medalha de prata.

O vencedor do Prêmio Inovação em ouro foi o NEXAT System Tractor, um veículo de transporte que que pode ser usado para todos os trabalhos de produção agrícola, desde a lavoura e semeadura até a proteção e colheita. Em vez do transporte convencional, são transportados os implementos para lavoura e cultivo. Isso leva a uma maior eficiência em comparação com as combinações de trator e implemento rebocado. Com a versão de 14 metros, o sistema é projetado de forma que 95% da área total do campo nunca seja conduzida no modo de leito previsto, resultando em altos potenciais de rendimento com boa proteção do solo e do meio ambiente.

O NEXAT trabalha com diferentes módulos acoplados
O NEXAT trabalha com diferentes módulos acoplados

A NEXAT foi concebida como uma máquina de trabalho autônoma e está equipada com um sistema de monitorização periférica. Uma cabine que pode ser girada em 270° está disponível para monitoramento do processo. Isso estabelece a base para a operação totalmente automatizada da máquina e permite a orientação manual do veículo durante o transporte. Os implementos integrados são montados entre os quatro grandes redutores de esteira acionados eletricamente, que podem ser girados em 90° para deslocamento na estrada. Atualmente, a energia é fornecida por dois motores diesel independentes, cada um oferecendo uma potência de 400 kW/545 hp, com geradores. O veículo foi projetado para tecnologias de acionamento alternativas, como células de combustível.

Módulo de pulverização
Módulo de pulverização

Com o módulo integrado da colheitadeira NexCo, a NEXAT atinge pela primeira vez rendimentos de grãos de 130 a 200 t/h. Um rotor axial de 5,8 m de comprimento montado transversalmente à direção de deslocamento é usado no conceito inovador de debulha. O fluxo de material colhido é introduzido centralmente no rotor e em uma tangente para obter eficiência energética. O rotor o divide em dois fluxos de material. Isso permite aproximadamente o dobro do desempenho de debulha das máquinas convencionais e estabelece o pré-requisito para uma distribuição uniforme e palha com dois picadores, mesmo com uma largura de corte de 14 metros.

Módulo colheita de milho e girassol
Módulo colheita de milho e girassol

A entrega de grãos é assegurada por um bunker de grãos de 36 m³, o que faz com que a unidade da colheitadeira não precise de um veículo de transferência em campos de comprimento normal. A transferência para o veículo de transporte pode ocorrer no promontório; com uma capacidade de descarga de 600 l/s, o processo leva apenas cerca de um minuto. A combinação NEXAT-NexCo dá origem, portanto, a uma dimensão completamente nova de desempenho de debulha quando o veículo transportador é usado durante todo o ano. O conceito anuncia uma mudança de paradigma na agricultura e deve ser visto positivamente em termos de economia de recursos e ecologia.

Assista o vídeo do vencedor:

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024